INSS comunica o que está suspendendo o BPC de idosos hoje 11/6

Comunicado do INSS sobre suspensão do BPC chega para idosos e você precisa saber quanto antes para não correr riscos

11/06/2025 17h20

3 min de leitura

Imagem PreCarregada
Quem tem ansiedade e depressão pode receber BPC (Foto: Montagem)

Comunicado do INSS sobre suspensão do BPC chega para idosos e você precisa saber quanto antes para não correr riscos

O Benefício de Prestação Continuada (BPC) atende mais de 6 milhões de pessoas em 2025, sendo responsável pela renda dos mais vulneráveis. Todavia, aos que não mantém o cuidado devido, podem se deparar com a suspensão do pagamento de forma inesperada.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Diante disso, o INSS comunica o que está suspendendo o BPC de idosos hoje (11/6), já que é órgão que realiza sua operacionalização. Assim, o time de especialistas do TV FOCO, traz à tona maiores detalhes sobre a situação.

Suspensão do BPC

Antes de mais nada, é essencial mencionar que, o BPC/LOAS é um benefício mensal no valor de 1 salário mínimo e que neste ano de 2025, está fixado em R$ 1.518,00. Podem receber o BPC pessoas idosas com 65 anos ou mais e pessoas com deficiência.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Porém, o perfil INSS EXPLICA, do Instagram, divulgou nas redes sociais alguns motivos que podem fazer o beneficiário dar adeus ao pagamento.

BPC - INSS (Foto: Reprodução)
BPC – INSS (Foto: Reprodução)

Atitudes cruciais

Em suma, infelizmente, não existe estabilidade no recebimento desse benefício pago pelo INSS, porque a qualquer momento ele pode ser suspenso e, até mesmo, cancelado.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Depois da liberação do BPC LOAS, é necessário reavaliar as suas condições financeiras a cada 2 anos. Ainda, as demais regras devem ser cumpridas para manter o recebimento.

  • Deixar de cumprir os requisitos: se os requisitos não forem cumpridos ou, ainda, se ocorrer o falecimento do beneficiário, o pagamento pode ser cancelado de forma imediata;
  • Não atualizar o CadÚnico: a falta de atualização do CadÚnico é o principal motivo que pode causar a suspensão do BPC LOAS;
  • Irregularidades no cadastro: Em outras situações, o INSS cortará o BPC/LOAS se encontrar irregularidades na liberação do benefício, como documentos falsos ou adulterados;
  • Se a pessoa com deficiência (PcD) começar a exercer atividade remunerada, inclusive como sócio de empresa ou MEI, o INSS cortará o BPC.

O que fazer para o BPC não ser cortado?

Em suma, a principal forma de evitar problemas com o benefício é manter a conformidade com as regras. Isso quer dizer, manter o Cadastro Único sempre atualizado e informar ao INSS sobre quaisquer mudanças na composição ou na renda familiar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

3 atitudes comuns que arrancam BPC - Foto: Montagem
Atitudes comuns que arrancam BPC – Foto: Montagem

Considerações finais

  • O BPC atende mais de 6 milhões de pessoas em 2025, garantindo renda aos mais vulneráveis;
  • A suspensão do pagamento pode ocorrer para quem não cumpre os requisitos ou atualizações necessárias;
  • Motivos para suspensão/cancelamento: descumprimento de requisitos, falecimento, falta de atualização do CadÚnico, irregularidades no cadastro ou pessoa com deficiência tornar-se sócia de empresa/MEI;
  • Em suma, o benefício não tem estabilidade e exige reavaliação a cada 2 anos.

Qual o valor do BPC hoje?

Em suma, o BPC está previsto na Constituição Federal e consiste no pagamento de um salário mínimo mensal (hoje, R$ 1.518,00) as pessoas com deficiência e a idosos que não tenham condição de se sustentar ou de serem sustentados por sua família.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Eu sou Kelves Araújo, graduando em Engenharia de Produção Civil pelo IFCE. Apaixonado pelos bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos e escrever a respeito. Atuo na área desde o ano de 2019, e exerço meu trabalho com muito entusiasmo por gostar do que faço. Minhas redes sociais são: e-mail: kelvis.oliveira@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.