INSS comunica pagamento de BPC a um grupo que poucos sabem em 2025

INSS libera pagamento do BPC a um grupo pouco falado; Saiba quem pode solicitar, como fazer o pedido e alertas de segurança.
2 min de leitura
http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Donas de casa podem ter BPC pelo INSS? Saiba quando e como (Foto Reprodução/Montagem/Tv Foco/Freepik/Canva/Lennita/Tv Foco)

INSS libera pagamento do BPC a um grupo pouco falado; Saiba quem pode solicitar, como fazer o pedido e alertas de segurança

O INSS através do seu portal oficial, comunica que um grupo, pouco mencionado, também pode se beneficiar com o BPC (Benefício de Prestação Continuada), e muitos ainda desconhecem essa informação, mesmo em 2025.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Conforme muitos já sabem, o BPC é um benefício assistencial fundamental para idosos a partir de 65 anos e pessoas com deficiência em situação de vulnerabilidade, oferecendo suporte financeiro mesmo sem contribuições prévias ao INSS.

Essa iniciativa amplia o alcance da assistência social e fortalece a segurança financeira de famílias em situação de baixa renda.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

E, para algumas donas de casa, o BPC pode representar uma oportunidade importante de segurança financeira mesmo sem contribuições anteriores ao INSS.

Basta ela comprovar que sua renda familiar per capita é inferior a um quarto do salário mínimo vigente.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além disso, a solicitante precisa estar inscrita e com dados atualizados no Cadastro Único (CadÚnico) nos últimos dois anos.

Caso haja deficiência, a análise inclui avaliação médica e social pelo INSS para confirmar se a condição realmente impede a subsistência independente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Como uma dona de casa pode solicitar o BPC/LOAS?

Em suma, o processo para as donas de casa solicitarem o benefício é totalmente formalizado e semelhante aos demais, como:

MAS ATENÇÃO!

Por que o BPC é essencial?

O BPC representa uma oportunidade de amparo financeiro a quem nunca contribuiu ao INSS, principalmente donas de casa que se dedicaram integralmente ao cuidado da família.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Afinal de contas, além de garantir subsistência, fortalece autonomia, dignidade e acesso a direitos sociais fundamentais.

Mas, para saber mais informações sobre o INSS e seus benefícios, clique aqui*.

Autor(a):

Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.

Sair da versão mobile