INSS libera pagamento do BPC a um grupo pouco falado; Saiba quem pode solicitar, como fazer o pedido e alertas de segurança
O INSS através do seu portal oficial, comunica que um grupo, pouco mencionado, também pode se beneficiar com o BPC (Benefício de Prestação Continuada), e muitos ainda desconhecem essa informação, mesmo em 2025.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Conforme muitos já sabem, o BPC é um benefício assistencial fundamental para idosos a partir de 65 anos e pessoas com deficiência em situação de vulnerabilidade, oferecendo suporte financeiro mesmo sem contribuições prévias ao INSS.
Essa iniciativa amplia o alcance da assistência social e fortalece a segurança financeira de famílias em situação de baixa renda.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
E, para algumas donas de casa, o BPC pode representar uma oportunidade importante de segurança financeira mesmo sem contribuições anteriores ao INSS.
Basta ela comprovar que sua renda familiar per capita é inferior a um quarto do salário mínimo vigente.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, a solicitante precisa estar inscrita e com dados atualizados no Cadastro Único (CadÚnico) nos últimos dois anos.
Caso haja deficiência, a análise inclui avaliação médica e social pelo INSS para confirmar se a condição realmente impede a subsistência independente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Como uma dona de casa pode solicitar o BPC/LOAS?
Em suma, o processo para as donas de casa solicitarem o benefício é totalmente formalizado e semelhante aos demais, como:
- Cadastro no CadÚnico: Procurar o CRAS para inscrição ou atualização de dados;
- Agendamento no INSS: Realizar o pedido pelo site Meu INSS, aplicativo ou telefone 135;
- Documentação: Apresentar RG, CPF, comprovante de residência e comprovantes de renda de todos os membros da família;
- Análise do INSS: Servidores e assistentes sociais realizam avaliação detalhada, considerando renda familiar, idade, condições de saúde e contexto social;
- Resultado: Se aprovado, o pagamento é mensal, no valor de um salário mínimo, sem 13º salário ou pensão por morte para dependentes.
MAS ATENÇÃO!
- O benefício pode ser cancelado se houver melhora na situação financeira da família;
- A pessoa deve evitar intermediários e golpes e realizar todas as solicitações apenas pelos canais oficiais do INSS;
- Mantenha cadastros atualizados para garantir segurança e evitar atrasos;
- Se o pedido for negado, a pessoa pode recorrer judicialmente com orientação de advogado previdenciarista e apresentar documentação adicional ou laudos médicos que comprovem vulnerabilidade.
Por que o BPC é essencial?
O BPC representa uma oportunidade de amparo financeiro a quem nunca contribuiu ao INSS, principalmente donas de casa que se dedicaram integralmente ao cuidado da família.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Afinal de contas, além de garantir subsistência, fortalece autonomia, dignidade e acesso a direitos sociais fundamentais.
Mas, para saber mais informações sobre o INSS e seus benefícios, clique aqui*.