INSS comunica pagamento relâmpago a idosos além do 13º hoje 20/6

INSS antecipa pagamento extra e surpreende idosos com liberação relâmpago além do décimo terceiro; Veja os detalhes
3 min de leitura
http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Idosos - INSS (Foto: Reprodução)

INSS antecipa pagamento extra e surpreende idosos com liberação relâmpago além do décimo terceiro

O INSS surpreendeu milhares de aposentados e pensionistas ao anunciar um pagamento extra que vai além do tradicional 13º salário.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A medida, divulgada, gera expectativa entre os beneficiários, especialmente os idosos, que se viram diante de um alívio financeiro inesperado em meio ao mês.

O TV Foco, a partir do seu time de especialistas em previdência e das informações do Canl Gov, detalha agora decisão do INSS.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Pagamento do INSS

O governo federal anunciou, em 18 de junho de 2025, que aposentados e pensionistas que tiveram descontos indevidos em seus benefícios receberão o ressarcimento em parcela única, sem qualquer ordem de prioridade.

Logo do INSS, fogos de artifício e notas de cem reais (Fotos: Canva)

A medida foi divulgada pelo presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior, e pelo advogado-geral da União, Jorge Messias, durante transmissão ao vivo para esclarecer dúvidas sobre o tema.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Detalhes

Os pagamentos serão realizados ainda neste ano, conforme Messias destacou.

“A ideia é que o pagamento ocorra ainda neste ano, em parcela única, de forma muito simplificada aos aposentados e pensionistas”. Contudo, o presidente do INSS complementou que haverá lotes de ressarcimento a cada 15 dias, com previsão de dois lotes mensais, de modo a garantir celeridade no processo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além disso, até o momento, cerca de 3,2 milhões de beneficiários já declararam que não reconheceram os descontos realizados. Sendo vítimas de um esquema de cobranças associativas irregulares detectado entre 2019 e 2024.

Porém, a Polícia Federal e a CGU estimam que o total de afetados possa chegar a 4,1 milhões.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ressarcimento

O INSS informou que antecipará o ressarcimento diretamente aos aposentados e pensionistas. Assim, assumindo a responsabilidade administrativa, para depois cobrar judicialmente as entidades que promoveram os descontos ilegais.

INSS – Foto: Internet

Contudo, Messias ressaltou que “nós estamos garantindo o pagamento para que o aposentado e o pensionista que foi vítima dessa fraude possa receber o que tem direito”.

O governo também divulgou um FAQ com orientações claras para os beneficiários:

Como acessar o Meu INSS?

Aplicativo Meu INSS (Foto: Reprodução / Governo Federal)

CONCLUSÃO

Por fim, o governo federal adotou uma postura ativa e inclusiva ao promover o pagamento em parcela única. Além disso, sem critérios de prioridade, e ao manter canais abertos para contestação.

Assim, demonstrando compromisso com a transparência e a reparação ágil dos prejuízos sofridos por milhões de aposentados e pensionistas.

Veja também matéria especial sobre: INSS libera aposentadoria imediata a lista de 17 doenças em 2025.

Wellington Silva é redator especializado em celebridades, reality shows e entretenimento digital. Com formação técnica em Redes de Computadores pela EEEP Marta Maria Giffoni de Sousa e atualmente cursando Análise e Desenvolvimento de Sistemas na FIAP, Wellington une sua afinidade com tecnologia à vocação pela escrita. Atuando há anos na cobertura de famosos, cantores, realities e futebol, tem passagem por portais dedicados ao universo musical e hoje integra o time de redatores do site TV Foco. Seu olhar atento à cultura pop e à vida das celebridades garante matérias dinâmicas, atualizadas e com forte apelo para o público conectado.Contato: @ueelitu

Sair da versão mobile