O INSS já está ressarcindo quem teve descontos indevidos nos salários. Mais de 3 milhões de beneficiários possuem direito de receber valores
O INSS confirmou um saque além do salário para mais de 3 milhões de beneficiários agora em 2025. Trata-se do ressarcimento dos descontos indevidos registrados pela autarquia em todo o país.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Desde o último dias 24 deste mês, os pagamentos já começaram a ser realizados. De acordo com o INSS, quase 2 milhões de beneficiários já podem aceitar o acordo para o ressarcimento.
Aliás, os primeiros ressarcimentos já foram feitos. Conforme a autarquia, quase um milhão de beneficiários aderiram ao acordo antes do dia 24. Destacando que o prazo é até novembro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Presidente do INSS fala sobre pagamentos
Apesar da previsão inicial do INSS ser de pagar todos os beneficiários lesados pelos descontos indevidos ser até 14 de novembro deste ano, o prazo poderá ser estendido.
Conforme o presidente do INSS, Gilberto Waller, o prazo pode aumentar. “Queremos virar essa página até o fim do ano. Se for necessário, vamos estender o prazo até 31 de dezembro para que ninguém fique sem receber”, disse.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mais de 3 milhões de beneficiários lesados
De acordo com o INSS, mais de 3 milhões de beneficiários foram atingidos por esse esquema dos descontos indevidos feitos pelas associações e entidades sem autorização dos beneficiários.
Como mencionamos, quase 2 milhões desse total já tiveram a contestação aprovada, agora só precisando aderir ao acordo para receber o dinheiro de volta.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, quase 1 milhão de contestações estão sendo analisadas devido à apresentação de documentos por parte das entidades, mas, o governo está passando um verdadeiro pente fino.
O Ministério da Previdência Social destacou que muitos documentos apresentados pelas associações contêm fraudes, com assinaturas falsificadas, por exemplo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Já identificamos fraudes com uso de softwares de assinatura digital falsificada. Estamos trabalhando com o Ministério Público, Defensoria Pública e OAB para garantir o ressarcimento integral”, destacou Waller.
Como o INSS está devolvendo esses valores?
Para quem aceitou o acordo, no momento de aceitar o pagamento, o INSS informa que em 30 dias o beneficiário receberá os valores. Contudo, desde o dia 24 uma série de pagamentos já estão em andamento.
De acordo com o INSS, o pagamento chegará aos beneficiários em lotes diários de 100 mil pessoas. Além disso, seguirá a ordem de solicitação, recebendo primeiro aqueles que primeiro aceitaram o acordo.
Os valores, corrigidos pelo PCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), cairão na conta de benefício do aposentado ou pensionista do INSS.
Como aceitar o acordo pelo app Meu INSS?
Pelo aplicativo Meu INSS você pode fazer a adesão ao acordo no conforto da sua casa, basta ler atentamente todo o processo. Veja como fazer para aceitar:
- Entre no app Meu INSS com seu CPF e senha.
- Toque em “Consultar Pedidos” e depois em “Cumprir Exigência” em cada pedido (se tiver mais de um).
- Desça até o último comentário, leia com atenção e, onde aparecer “Aceito receber”, marque “Sim”.
- Clique em “Enviar”.
- Pronto! Agora é só esperar o pagamento.
Por fim, veja: Quem pode se aposentar pelo INSS aos 55 anos em 2025? Nova regra amplia lista de beneficiados
