INSS comunica única atitude que traz suspensão do pagamento aos idosos

Atenção! O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) comunica a todos os beneficiários sobre atitude que leva o fim do pagamento mensal

21/06/2025 0h33

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
INSS comunica única atitude que traz suspensão do pagamento aos idosos - Montagem / TV FOCO

Atenção! O Instituto Nacional do Seguro Social comunica a todos os beneficiários sobre atitude que leva o fim do pagamento mensal

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é um órgão brasileiro responsável pelo repasse do dinheiro referente da aposentadoria e benefícios ofertados pelo Governo, em virtude de auxiliar toda a população.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No entanto, há algumas regras impostas pela autarquia, principalmente no que se diz respeito ao pagamento oferecido. Dessa vez, o instituto informa única atitude que pode levar a suspensão do repasse dos valores dos benefícios aos idosos.

Comunicado do INSS

De acordo com apurações do time do TV FOCO especialista benefícios, a partir de dados divulgados pelo portal “gov”, os segurados e beneficiários que atrasarem no saque na rede bancárias terão a conta o dinheiro bloqueado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De forma clara e objetiva, aqueles que não sacarem o dinheiro na data prevista, terão os créditos devolvidos aos INSS.

“Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) alerta aos segurados e beneficiários que fiquem atentos ao prazo para sacar os benefícios na rede bancária: se não forem sacados até 60 dias após a data marcada para o seu pagamento, os créditos são devolvidos pelo banco ao INSS.”, disse o site.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Para que a devolução do dinheiro acontecerá, será necessário um período de 60 dias. O tempo é oferecido para o usuário sacar os valores, mas, se ele o fizer, eles desaparecerão da conta.

A decisão do INSS se dá por motivos de segurança ou tentativa de fraude, como acontece em casos de beneficiários já falecidos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“A devolução após o prazo de 60 dias é uma medida de segurança para evitar o pagamento indevido e tentativas de fraude, como, por exemplo, o saque do benefício de segurado já falecido. Pela norma, a instituição bancária devolve o valor ao INSS, que suspende o pagamento até que o beneficiário regularize a situação.”

Em caso de esquecimento, há soluções. Confira:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

  • Acesse o site ou aplicativo Meu INSS;
  • Faça o login usando CPF e senha;
  • Procure o serviço “Solicitar Emissão de Pagamento não Recebido”;

Caso opte por ligar para a Central de Atendimento, ligue para 135 de forma gratuita e solicite o serviço. A Centra funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h.

Considerações finais

  • Em resumo, em caso de atraso no saque do pagamento semanal, o INSS comunica aos beneficiários que, o benefício será devolvido a autarquia;
  • Essa medida reforça a segurança, principalmente em casos que o usuário já faleceu;
  • Por isso, fique atento aos prazos e datas de pagamento para evitar possíveis transtornos.

Por fim, confira mais notícias sobre o INSS CLICANDO AQUI

Qual o valor da aposentadoria do INSS?

Em suma, neste ano de 2025, o valor mínimo da aposentadoria do INSS é de R$ 1.518,00 e o teto máximo é de R$ 8.157,41. Os benefícios do órgão, incluindo aposentadoria, auxílio-doença e pensão por morte, são reajustados anualmente, e o valor mínimo é definido com base na inflação medida pelo INPC.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Taís Araújo, criadora de conteúdo sobre TV, famosos, futebol e cultura pop.Estudante de Engenharia de Produção Civil pelo IFCE, Taís Araújo faz parte da equipe do TV Foco desde 2023. Apaixonada por comunicação, redes sociais e tudo que envolve o universo dos famosos, acompanha de perto os bastidores da TV, curiosidades sobre celebridades e grandes acontecimentos do mundo do futebol.Com olhar atento e linguagem acessível, produz conteúdos que conectam informação e entretenimento, com foco em tendências, viralizações e cultura digital.📩 Contato profissional: taisaraujow@gmail.com

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.