INSS emite comunicado emergencial sobre a prova de vida e crava 3 alertas severos aos idosos 60+

Fique por dentro de 3 alertas severos aos idosos 60+, com o INSS emitindo um comunicado emergencial sobre a prova de vida
Os beneficiários do INSS, o serviço responsável pelo pagamento mensal de valores previdenciários como a aposentadoria e outros serviços, receberam uma notícia urgente. Desse modo, os brasileiros foram pegos de surpresa com um comunicado, sendo algo que repercutiu nas redes sociais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As informações são exclusivas do portal Gov.br, que divulgou a notícia no dia 09 deste mês. Agora, o time de especialistas no TV Foco traz os detalhes. Tudo de acordo com o informado pelo portal. Além disso, com a sua própria redação.

Sendo assim, o INSS emitiu um comunicado oficial, principalmente aos idosos 60+, para esclarecer que não há prova de vida em andamento e que não direciona servidores para colher dados e fotos dos segurados ou beneficiários.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ou seja, caso isso aconteça com você, trata-se de golpistas querendo roubar dados pessoais. Na prática, eles utilizam um crachá do INSS e vão até as casas dos beneficiários para fazer prova de vida presencial.

Dessa forma, o INSS alerta a todos que é uma prática criminosa. Além disso, há uma mensagem falsa no celular (SMS) que pode ser recebida, dizendo: “PREVIDÊNCIA SOCIAL: Seu teste de vida se encontra pendente, evite o bloqueio do seu benefício. Contate: 4XXX2266”.
Para se proteger e evitar ser vítima dos golpistas, você pode seguir 3 alertas importantes:
- Desconfie de contatos inesperados;
- Verifique erros na mensagem;
- Confirme as informações.

Clique aqui para saber mais a respeito do INSS.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O que é a prova de vida?
De acordo com o mesmo site, a prova de vida é um procedimento anual para comprovar que a pessoa que recebe algum benefício de longa duração do INSS está viva.
Assim, a Lei nº 8.212, de 24 de julho de 1991, dá mais detalhes sobre o método, dizendo:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Art. 69. O INSS manterá programa permanente de revisão da concessão e da manutenção dos benefícios por ele administrados, a fim de apurar irregularidades ou erros materiais”, afirma a lei. E continua:
“Aquele que receber benefício realizará anualmente, no mês de aniversário do titular do benefício, a comprovação de vida, preferencialmente por meio de atendimento eletrônico com uso de biometria, ou outro meio definido pelo INSS que assegure a identificação inequívoca do beneficiário”, diz a medida.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Conclusões finais
Por fim, os aposentados e pensionistas do INSS devem sempre se manter informados sobre as novidades e mudanças no serviço e buscar fontes confiáveis. Assim, é possível ficar por dentro de todos os comunicados e alertas do programa do governo.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Rafael Silva
Rafael Silva, 31 anos, é Arquiteto e Urbanista formado pela Universidade Potiguar. Apaixonado por escrita e leitura desde a juventude, encontrou no jornalismo de entretenimento sua verdadeira vocação. Atua como Redator Web, acompanhando diariamente a vida de famosos e celebridades por meio das redes sociais, com foco na produção de matérias informativas e pautadas no respeito. Seu trabalho se destaca pela busca constante por apuração cuidadosa e compromisso com a veracidade dos fatos. Contato: lucas.rafael@otvfoco.com.br