Comunicado mais esperado do INSS confirma +1 pagamento aos aposentados em maio de 2025

Comunicado do INSS finalmente confirma pagamento extra aos aposentados e promete alívio financeiro em maio de 2025

24/05/2025 14h15

3 min de leitura

Imagem PreCarregada
Pagamento - INSS (Foto: Reprodução/Internet)

Comunicado do INSS finalmente confirma pagamento extra aos aposentados e promete alívio financeiro em maio de 2025

O INSS finalmente confirmou, nesta semana, a liberação de um pagamento extra aos aposentados, gerando alívio e expectativa entre milhões de beneficiários.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A medida oficializa o depósito adicional já para maio de 2025 e promete injetar bilhões na economia, num momento em que o poder de compra dos segurados segue pressionado pela inflação.

O TV Foco, a partir do seu time de especialistas em previdência e das informações do G1 da Globo, detalha a devolução dos descontos pelo INSS.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Pagamento do INSS

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) inicia, na próxima segunda-feira (26), a devolução de R$ 292 milhões referentes a descontos indevidos aplicados em abril nas aposentadorias e pensões de milhares de beneficiários.

Homem segurando notas de cinquenta reais e cartão do INSS (Foto: Reprodução / Jeane De Oliveira)
Homem segurando notas de cinquenta reais e cartão do INSS (Foto: Reprodução / Jeane De Oliveira)

Porém, esses valores correspondem a mensalidades associativas descontadas sem autorização dos segurados. Contudo, que agora serão reembolsados automaticamente junto ao pagamento regular dos benefícios, sem necessidade de solicitação por parte dos afetados.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Descontos

A restituição ocorre após o INSS determinar, no fim de abril, a suspensão de todos os descontos associativos. Isso, em meio a investigações de fraudes que atingiram milhões de aposentados e pensionistas.

Porém, como a folha de pagamentos de abril já estava processada, os descontos foram realizados entre 24 de abril e 8 de maio, mas os valores foram retidos pelo INSS e não repassados às entidades associativas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além disso, a devolução será efetuada conforme o calendário habitual de pagamentos do INSS, que considera o valor do benefício (igual ou superior a um salário mínimo) e o último dígito do Número de Benefício (NB), desconsiderando o dígito verificador.

Os pagamentos ocorrerão entre 26 de maio e 6 de junho;

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A seguir, o calendário detalhado para quem recebe até um salário mínimo:

  • Final 1: 26 de maio
  • Final 2: 27 de maio
  • Final 3: 28 de maio
  • Final 4: 29 de maio
  • Final 5: 30 de maio
  • Final 6: 2 de junho
  • Final 7: 3 de junho
  • Final 8: 4 de junho
  • Final 9: 5 de junho
  • Final 0: 6 de junho

No entanto, para beneficiários que recebem acima de um salário mínimo, as datas são:

  • Finais 1 e 6: 2 de junho
  • Finais 2 e 7: 3 de junho
  • Finais 3 e 8: 4 de junho
  • Finais 4 e 9: 5 de junho
  • Finais 5 e 0: 6 de junho
Além da antecipação do 13º: INSS traz +1 benefício aos 60+ (Foto: Reprodução/ Internet)
Além da antecipação do 13º: INSS traz +1 benefício aos 60+ (Foto: Reprodução/ Internet)

Atenção

A devolução automática dos valores representa uma resposta do INSS às denúncias de irregularidades que vieram à tona com a “Operação Sem Desconto”, deflagrada pela Polícia Federal e pela Controladoria-Geral da União em abril.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A operação investiga um esquema de fraudes que, entre 2019 e 2024, desviou bilhões de reais por meio de descontos não autorizados em benefícios previdenciários.

O INSS também vai pagar o 13º salário?

Sim, a segunda parcela do 13º salário também será paga neste mesmo período, beneficiando cerca de 34,2 milhões de segurados.

2 sentenças do 13º salário do INSS em 2025 chegam aos idosos 60+ hoje (12) - Foto: Internet
13º salário do INSS – Foto: Internet

Além disso, a antecipação do abono, solicitada pelo Ministério da Previdência Social, visa injetar R$ 73,3 bilhões na economia, proporcionando alívio financeiro aos beneficiários.

Contudo, o calendário de pagamentos considera o valor d

CONCLUSÃO

Por fim, a iniciativa do INSS em restituir os valores indevidamente descontados e em oferecer canais para contestação demonstra um esforço para corrigir falhas e proteger os direitos dos beneficiários.

Porém, é fundamental que os segurados fiquem atentos aos extratos de pagamento e utilizem os meios oficiais para esclarecer dúvidas ou reportar irregularidades, contribuindo para a transparência e a integridade do sistema previdenciário.

Veja também matéria especial sobre: Comunicado do INSS traz 1 atitude que cancela a aposentadoria em 2025.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Wellington Silva é redator especializado em celebridades, reality shows e entretenimento digital. Com formação técnica em Redes de Computadores pela EEEP Marta Maria Giffoni de Sousa e atualmente cursando Análise e Desenvolvimento de Sistemas na FIAP, Wellington une sua afinidade com tecnologia à vocação pela escrita. Atuando há anos na cobertura de famosos, cantores, realities e futebol, tem passagem por portais dedicados ao universo musical e hoje integra o time de redatores do site TV Foco. Seu olhar atento à cultura pop e à vida das celebridades garante matérias dinâmicas, atualizadas e com forte apelo para o público conectado.Contato: @ueelitu

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.