Comunicado do INSS confirma 2 aumentos no pagamento à lista de brasileiros nesta quarta-feira (15)
Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.
Parte dos brasileiros precisam ficar de olho nesses dois aumentos confirmados no INSS já nesta quarta-feira (15)
O INSS conta com uma série de contribuintes, que precisam se atentar em todos os aumentos, principalmente no meio do ano.
Nesta quarta-feira (15), já está confirmado dois novos valores atualizados para grupos de pessoas que contribuem com o programa.
O time do TV Foco especializado em Previdência, a partir de informações do portal 'Veja', traz à tona dois aumentos de pagamentos no INSS.
Trata-se da contribuição aos autônomos e também aos MEIs, para garantirem todos os benefícios dispostos pelo governo.
Quais os principais benefícios do INSS?
- Aposentadoria com valor garantido todos os meses, variando do valor da contribuição;
- Auxílio-doença, auxílio-acidente, em caso de problemas de saúde inesperados;
- Auxílio-maternidade, em caso de gravidez e auxílio-reclusão aos familiares, caso o trabalhador acabe preso;
- Há também a aposentadoria por incapacidade, quando a gravidade é tão grande que não consegue retornar ao trabalho.
Reajuste para MEIs
Um grupo de pessoas que também precisam se adaptar a mudança do salário mínimo são os MEIs, microempreendedores individuais.
Isso porque todo mês eles recolhem 5% do valor do salário mínimo para o INSS, para terem direito ha alguns benefícios.
Leia também
Dentre eles são o auxílio-doença, auxílio-maternidade, pensão por morte para dependentes e auxílio-reclusão.
Em 2024 os MEIs recolhiam R$70,60 e a partir do dia 1° de janeiro de 2025 o valor do recolhimento sobre para R$75,90 ao INSS.
Reajuste para autônomos
De acordo com o portal 'Veja', os autônomos contribuem de maneira obrigatória quando estão exercendo uma atividade remunerada. Em caso de desemprego, contribuem de maneira facultativa ou não contribuem.
O contribuinte individual precisa pagar 20% do valor do salário mínimo, portanto é no valor de R$303 neste ano de 2025.
O valor é maior que em 2024, já que o salário mínimo teve uma valorização de mais de R$100 de um ano para o outro.
O pagamento pode ser de maneira mensal ou trimestral, para que tenham direito ao auxílio-doença e também aposentadoria.
Vale lembrar que todos os anos o salário mínimo recebe um aumento, por isso o mês de janeiro é fundamental para as atualizações.
MEIs - INSS (Reprodução: Internet)
INSS é responsável por vários benefícios (Reprodução: Internet)
Trabalhador autônomo contribuem com o INSS (Reprodução: Internet)
Conclusões finais
O aumento do salário mínimo para R$1.518 traz mudanças para autônomos, já que estes contribuem uma parcela do valor do piso nacional.
Os MEIs também sentem no bolso a mudança, já que recolhem 5% do valor do salário mínimo para garantir benefícios no INSS.
Veja mais matérias sobre o INSS
Quais benefícios afetados com o salário mínimo nacional?
Os benefícios afetados com o aumento do salário mínimo são: INSS, Benefício de Prestação Continuada (BPC), Seguro-Desemprego, PIS/PASEP.