O auxílio do Governo Federal serve para amparar cidadãos em situação de vulnerabilidade social
Para idosos que já passaram de 65 anos e pessoas com deficiência, o Ministério da Cidadania garante o pagamento de um salário mínimo mensal, dentro de algumas condições. No entanto, existe uma lista de regras.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A concessão do Benefício de Prestação Continuada vale para aqueles que vivem em expostos à vulnerabilidade. Para ter acesso, o solicitante precisa ter renda de até um quarto do mínimo por cada cidadão do grupo familiar. O pagamento é efetuado todos os meses pelo INSS.
Este ano, o Tribunal de Contas da União apontou que, pelo menos, 6% dos beneficiários estariam recebendo os depósitos mensalmente sem ter direito. Agora, a proposta é de que surja uma revisão do poder público para corrigir os erros.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O mesmo levantamento ainda apontou que outras 6,7 mil pessoas acumulam outros benefícios sociais do Governo Federal, como o Bolsa Família. As irregularidades estariam causando um prejuízo de R$ 5 bilhões aos cofres.
Por causa disso, o TCU chamou atenção do INSS para que tome providências e corte os salários de uma longa lista de beneficiários. Consequentemente, surgirão também novos serviços no processo das concessões, priorizando quem realmente precisa.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na análise levantada, 12,6% deixaram de informar sobre outros membros da família, 15,9% apresentaram endereços diferentes, quase 2,5 mil já estão possivelmente mortos e cerca de 31 mil têm inconsistências nos dados.
Afinal, o que pode cancelar o pagamento do Benefício de Prestação Continuada?
- Não atualizar o CadÚnico pode fazer com que o auxiliado perca o acesso ao BPC.
- Se o beneficiário, independentemente da idade, começar a trabalhar de carteira assinada, o INSS recebe a informação sobre a atualização da renda e pode cortar as mensalidades.
- Se houver aumento de renda familiar, a ação social entende que o beneficiário não se enquadra mais nas condições.
Conclusão
- Em resumo, o TCU registrou pagamentos irregulares do BPC;
- O Benefício de Prestação Continuada serve para amparar PCDs e idosos 65+ vulneráveis;
- Cerca de 6% dos auxiliados estariam recebendo sem ter direito;
- Agora, o INSS e o Governo Federal devem tomar previdências para mudar as irregularidades;
- Para quem já recebe, existem 3 proibições para que não percam o acesso ao dinheiro.
+ Contudo, veja ainda outras notícias e curiosidades sobre os benefícios sociais!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
