O INSS emitiu um comunicado importante confirmando a liberação do saque extra para uma lista de CPFs. Trata-se de uma grande novidade
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu ao emitir um comunicado importante confirmando uma liberação de um saque extra para uma lista de CPFs.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para quem não sabe, estamos falando sobre a investigação da Polícia Federal (PF) que revelou um amplo esquema de fraudes e desvios de dinheiro de aposentadorias e pensões.
Os segurados lesados acabaram sendo notificados na terça-feira, 13 de maio. O aviso aconteceu por meio do site ou aplicativo Meu INSS para cerca de nove milhões de pessoas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Após verificar se houve descontos não autorizados no seu benefício, é necessário registrar essa informação junto ao INSS para dar início ao processo de ressarcimento.
De acordo com informações do portal Agência Brasil, isso pode ser feito pelo telefone 135, pelo site oficial do INSS ou pelo aplicativo Meu INSS, da seguinte forma:
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● É vitalício? Regra do INSS define por quando tempo o trabalhador pode receber o auxílio doença
● Novo reajuste ao INSS em 2026: Valores previstos a quem ganha acima do salário mínimo são divulgados
● Informe do INSS traz antecipação do pagamento de R$1518 em cidade do PR durante governo de Ratinho Júnior
- Acesse o aplicativo Meu INSS e faça login com a sua conta gov.br;
- Clique na opção “Consultar Descontos de Entidades Associativas”. O aplicativo vai mostrar quais associações realizaram os descontos em seus benefícios e os valores descontados, entre março de 2020 e de 2025.
- A partir disso, marque se autorizou o desconto ou não, para cada uma das entidades listadas.
- Informe um celular e e-mail para contato.
- Em seguida, declare se os dados são verdadeiros.
- Clique no botão “enviar declarações” para finalizar. Será exibida uma mensagem de que o pedido foi realizado com sucesso.
Assim que a pessoa solicitar o ressarcimento, o sistema vai cobrar da entidade responsável pelo desconto. Ela vai ter 15 dias para comprovar a regularidade ou devolver o dinheiro ao instituto.
Considerações finais
O INSS surpreendeu ao confirmar o pagamento de um dinheiro extra para uma lista de CPFs. Na verdade, estamos falando sobre o ressarcimento dos aposentados que sofreram com as fraudes. Após verificar se houve descontos não autorizados no seu benefício, é necessário registrar essa informação junto ao INSS para dar início ao processo de ressarcimento.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
QUANTOS APOSENTADOS DO INSS EXISTE ATUALMENTE?
Atualmente, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) paga 23,5 milhões de aposentadorias no Brasil. Desse total, 12,1 milhões são para mulheres e 11,4 milhões para homens.
Assim, esses números refletem a importância da Previdência Social na garantia de renda para milhões de brasileiros na terceira idade.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Por fim, confira mais notícias sobre o INSS clicando aqui.
