Não vai ter mais bloqueio: INSS confirma lista de segurados que não vão sofrer com corte

Essa lista de beneficiários não vão precisar se preocupar com o corte, pois, o INSS confirmou a suspensão de corte por esse motivo

27/07/2025 22h00

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
INSS (Foto: Divulgação)

INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) confirma quem não precisará se preocupar com o corte por conta de falta de prova de vida

O INSS não vai bloquear segurados que não foram encontrados no cruzamento de dados da Prova de Vida. Então, não haverá corte nos pagamentos desses beneficiários por conta disso.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Conforme informações do Governo Federal, o bloqueio do pagamento por falta de comprovação de vida foi suspenso por seis meses. É uma medida para que os segurados não percam o benefício.

Vale lembrar que desde 2023, o INSS alterou como é feita a prova de vida. Agora é através de cruzamento de dados com bases governamentais para checar se o beneficiário está vivo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas, há quem não aparece no cruzamento de dados do Governo. Contudo, o INSS paralisou o bloqueio dos beneficiários por conta disso. A prova de vida ainda é obrigatória.

Então, como ocorre a prova de vida do INSS?

Antes o beneficiário era obrigado a ir a sua agência bancária ou ao INSS para fazer o procedimento, mas, agora, é o próprio órgão que se encarrega de fazer a comprovação.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Como facilitar que o INSS te encontre? Há algumas ações que você pode fazer que fará o órgão te achar e comprovar que você está vivo. Abaixo temos algumas:

  • realizar empréstimo consignado, efetuado por reconhecimento biométrico;
  • atendimento presencial no sistema público de saúde ou na rede conveniada;
  • vacinação;
  • cadastro ou recadastramento nos órgãos de trânsito ou segurança pública;
  • atualizações no CadÚnico, somente quando for efetuada pelo responsável pelo grupo;
  • votação nas eleições;
  • emissão/renovação de documentos oficiais que necessitem da presença física do usuário ou reconhecimento biométrico;
  • recebimento do pagamento de benefício com reconhecimento biométrico;
  • declaração de Imposto de Renda, como titular ou dependente.

Como saber se o INSS me achou?

Basta acessar o site ou aplicativo Meu INSS, e verificar a realização da prova de vida. Então, faça a consulta por meio do serviço “Prova de Vida”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Se for o caso, aparecerá a informação “data da última prova de vida”.

Mas, caso não apareça, constará o aviso “comprovação de vida não realizada”. Contudo, não é necessário desespero, pois, não haverá suspensão de benefício por falta de comprovação de vida até julho deste ano.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Após esse mês, é necessário esperar um novo posicionamento do Governo Federal expondo alguma mudança ou prorrogação do prazo, se necessário. Mas, por enquanto, calma.

ALÉM DISSO, VEJA TAMBÉM ESSA QUENTINHA DO INSS QUE ACERTA BENEFICIÁRIOS

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Larisse Oliveira é graduada em Engenharia Ambiental pelo Instituto Federal do Ceará e atua como redatora especializada em celebridades e televisão desde 2019. Com ampla experiência na cobertura de programas de TV, reality shows e redes sociais de personalidades públicas, Larisse publica matérias com foco em entretenimento e cultura pop. No site TV Foco, é responsável por atualizar os leitores sobre os principais acontecimentos do fim de semana no universo televisivo. Contato: larisse.oliveira@otvfoco.com.br Email: larisse.oliveira@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.