OFICIAL: INSS confirma pagamento que toda mulher tem direito e você precisa CORRER pra sacar o seu

INSS possibilita que mulheres tenham direito a benéfico e você precisa saber todos os detalhes
Atualmente, existem algumas formas do cidadão brasileiro conseguir se aposentar através do INSS. Porém, poucas são as pessoas que sabem que até mesmo as donas de casa podem ter acesso à uma aposentadoria via Previdência Social. Veja abaixo como obter acesso ao benefício.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Antes de tudo, é importante explicar que a dona de casa e a empregada doméstica em nada se assemelham para fins previdenciários.
Apesar das duas exercerem atividades domésticas cuidando da casa, a empregada doméstica (que trabalha fora) é segurada obrigatória do INSS e a dona de casa, segurada facultativa. Na prática, a diferença é que a empregada doméstica é obrigada a contribuir para o INSS (no caso, seu empregador) e a dona de casa, não.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Previdência Social – INSS (Foto: Reprodução, Rádio Pampa)
A título de curiosidade: até a edição da Lei Complementar 150/2015, a empregada doméstica era a responsável por fazer sua própria contribuição ao INSS, mas com o advento dessa lei, em 1º de julho de 2015, a responsabilidade passou a ser do seu empregador.
Por sua vez, a dona de casa tem a opção, se quiser, de se filiar como segurada facultativa e, assim, contribuir e fazer jus aos benefícios do INSS, como receber uma aposentadoria no futuro, por exemplo.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Segundo site Fdr, o segurado facultativo é aquele que não desempenha atividade remunerada, em razão disso a sua inscrição no Regime Geral de Previdência Social (RGPS) é uma escolha, ou seja, depende exclusivamente da sua vontade.
Já a empregada doméstica é segurada obrigatória do INSS, de forma que é obrigada a contribuir para o RGPS por exercer atividade remunerada.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Como funciona a contribuição para dona de casa?
Como explicado, a dona de casa pode se filiar ao INSS como segurada facultativa, se quiser.
A contribuição nessa categoria pode ser de três formas:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- plano convencional
- plano simplificado
- facultativo de baixa renda.
Mulher dona de casa limpado a cozinha (Foto: Reprodução, Clarin.com)
Contudo, após identificar qual das opções faz mais sentido para você, é importante saber:
- o código correto que a contribuição deve ser feita;
- como emitir a Guia para o pagamento desta contribuição;
- e por fim, até quando deve ser feito o pagamento.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Wellington Silva
Wellington Silva é redator especializado em celebridades, reality shows e entretenimento digital. Com formação técnica em Redes de Computadores pela EEEP Marta Maria Giffoni de Sousa e atualmente cursando Análise e Desenvolvimento de Sistemas na FIAP, Wellington une sua afinidade com tecnologia à vocação pela escrita. Atuando há anos na cobertura de famosos, cantores, realities e futebol, tem passagem por portais dedicados ao universo musical e hoje integra o time de redatores do site TV Foco. Seu olhar atento à cultura pop e à vida das celebridades garante matérias dinâmicas, atualizadas e com forte apelo para o público conectado.Contato: @ueelitu