INSS comunica o que idosos estão proibidos de fazer para não ter limpa nas contas

INSS alerta idosos sobre a proibição do uso de recurso comum e ilegal protege o benefício da “limpa” nas contas; Saiba todos os riscos.
3 min de leitura
INSS divulga proibição aos idosos quanto a pagamentos e concessões (Foto Reprodução/Montagem/Tv Foco/Canva/Lennita)

INSS divulga proibição aos idosos quanto a pagamentos e concessões (Foto Reprodução/Montagem/Tv Foco/Canva/Lennita)

INSS comunica o que os idosos estão proibidos de fazer para não ter a conta zerada e como se proteger de forma efetiva

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vem utilizando seus canais oficiais para alertar aposentados e pensionistas, os quais a maioria são idosos, sobre uma perigosa atitude, a qual pode causar, de certa forma, um rombo financeiro na vida desses segurados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Isso porque criminosos se oferecem como intermediários para “agilizar” processos de liberação de benefícios, mas a intenção real é ter acesso aos dados do segurado para desviar dinheiro e comprometer sua renda.

Essas ações fraudulentas não são apenas ilegais, mas podem levar à perda total do valor do benefício, popularmente conhecido como “ter a conta zerada” ou “limpa nas contas”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Como os golpistas atuam?

Os golpistas entram em contato com os beneficiários, muitas vezes por telefone ou redes sociais, e prometem facilitar a vida do segurado.

Eles solicitam documentos, senhas e até mesmo o cartão do benefício, com a falsa promessa de que irão resolver pendências ou liberar valores de forma mais rápida.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Uma vez com acesso a essas informações, eles podem cometer diversas fraudes que resultam em descontos significativos no benefício:

A soma desses descontos pode ser tão alta que o valor que o beneficiário realmente recebe se torna mínimo ou até mesmo nulo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Como se proteger e o que fazer para manter o benefício do INSS seguro?

Para evitar cair nesses golpes, o INSS reforça que todos os seus serviços são gratuitos e estão disponíveis apenas por meio dos canais oficiais:

É crucial nunca compartilhar senhas, documentos ou o cartão do benefício com terceiros. O INSS não utiliza intermediários para liberar pagamentos e nunca cobra taxas para seus serviços.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Caso seja vítima de alguma fraude, é fundamental agir rapidamente:

Além disso, a conscientização é a melhor forma de proteção.

Sendo assim, o INSS orienta que os segurados informem amigos e familiares sobre os riscos para que todos possam se proteger.

Mas, para saber mais informações sobre o INSS, clique aqui*.

Autor(a):

Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.

Sair da versão mobile