Melhor notícia confirmada hoje (28): INSS e a permissão de aposentadoria aos 50 anos

Entenda tudo sobre o órgão e a permissão de aposentadoria aos 50 anos
Muitos segurados ainda não sabem, mas o Instituto Nacional Seguro Social (INSS), concede aposentadoria para trabalhadores com mais de 50 anos. Dessa forma, como a melhor notícia do ano confirmada hoje (28), vocês saberão tudo sobre o INSS e a permissão dessa aposentadoria, que claro, cai como um verdadeiro presente para muitos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Entretanto, para fazer parte dessa pequena lista de segurados que podem solicitar aposentadoria mais cedo, é necessário atender a uma série de requisitos. Conforme as informações divulgadas pelo portal ‘Correio de Minas’, é necessário está enquadrado dentro de quatro normas do INSS:
- Regra de transição do pedágio;
- Regra de transição por pontos;
- Aposentadoria por tempo de contribuição, extinta pela reforma, mas que ainda vale para os segurados que cumpriram os requisitos até 12 de novembro de 2019, tendo em vista que assim, o mesmo terá o seu direito adquirido;
- Aposentadoria especial, que segue os mesmos critérios da aposentadoria por tempo de contribuição.

Dessa forma, vamos falar sobre a aposentadoria por transição de pontos. A qual, pessoas com 50 anos precisam calcular a possibilidade utilizando a regra de transição por pontos, será preciso se encaixar na seguinte pontuação:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Homens: Necessário 101 pontos e pelo menos 35 anos de contribuição;
- Mulheres: Necessário 91 pontos e pelo menos 30 anos de contribuição.

Tempo de contribuição
Já aposentadoria por tempo de contribuição, neste ano, será preciso que os trabalhadores se enquadrem nas respectivas regras:
- Homens: 63 anos e seis meses e 35 anos de contribuição;
- Mulheres: 58 anos e seis meses e 30 anos de contribuição.
Pedágio do INSS
Já a regra de pedágio, é para os trabalhadores que estavam a menos de dois anos de garantir a aposentadoria, quando a reforma da previdência entrou em vigor em 13 de outubro de 2019, devem cumprir um pedágio de 50%.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Na regra do pedágio de 50% está previsto a aplicação de um fator previdenciário, que nada mais é do que uma fórmula matemática que envolve três requisitos, sendo eles:
- idade;
- expectativa;
- tempo de contribuição (35 anos para homens e 30 anos para mulheres).

A aposentadoria especial
Por fim, falaremos sobre a aposentadoria especial. Essa que é concedida ao trabalhador que exerce suas atividades laborais exposto a agente prejudicial à saúde, como calor, ruído ou substância tóxica, pode ter direito a se aposentar mais cedo do que as demais regras hoje vigentes. As informações são do portal ‘Gov.br’.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Com 180 meses de contribuição, já é possível ter acesso à aposentadoria especial. O número mínimo de contribuições exigidas varia conforme o agente ao qual o segurado permaneceu exposto.

São três as faixas estabelecidas pelo INSS hoje: 15, 20 ou 25 anos. Para cada uma delas, é exigida a comprovação de igual tempo de atividade profissional com exposição permanente (não pode ser ocasional) a agente nocivo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Lembrando que, essa regra, para se aposentar na casa dos 50 anos, é valida para segurados que cumpriram os requisitos até 12 de novembro de 2019, tendo em vista que assim, o mesmo terá o seu direito adquirido, podendo ter sua aposentadoria concedida mais cedo.
Quando o INSS foi fundado?
O INSS, um dos principais programas do governo, voltado para aposentados e trabalhadores de carteira assinada, surgiu no dia 27 de junho de 1990. Segundo o portal ‘O Globo’, mais de 39 milhões de aposentados e pensionistas estão recebendo o pagamento da Previdência neste ano de 2024.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Kelly Araújo
Kelly Araújo é formada em Biologia pelo IFCE. Desde 2014, escreve sobre televisão, bastidores da fama, celebridades e reality shows. Apaixonada por esse universo, acompanha de perto tudo o que movimenta o mundo dos famosos nas redes sociais.Com ampla experiência em produção de conteúdo para o público digital, integra a equipe do TV Foco, contribuindo com matérias que misturam informação, curiosidade e entretenimento.Contato profissional: kelly.araujo@otvfoco.com.br