INSS e nova lei: Trabalhadores podem descansar mais cedo https://tvfoco.uai.com.br/inss-e-nova-lei-para-descansar-mais-cedo O TV Foco desde 2006 leva as melhores notícias da tv para milhares de brasileiros todos os dias. Tudo sobre tv e famosos, novelas, realities. Fri, 14 Nov 2025 22:30:00 +0000 pt-BR hourly 1 GN Publisher v1.5.24 https://wordpress.org/plugins/gn-publisher/ Aposentadoria pelo INSS e nova lei com martelo batido: Trabalhadores podem conseguir descanso mais cedo https://tvfoco.uai.com.br/inss-e-nova-lei-para-descansar-mais-cedo/ Mon, 29 Apr 2024 00:24:24 +0000 https://www.otvfoco.com.br/?p=1956629 http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg
Nova lei sobre aposentadoria do INSS pode ajudar trabalhadores (Foto: Reprodução Internet)
Nova lei sobre aposentadoria do INSS pode ajudar trabalhadores (Foto: Reprodução Internet)
http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Nova lei em vigor sobre a aposentadoria do INSS pode ajudar trabalhadores a conquistar o descanso mais cedo

Uma nova Lei Complementar em vigor visa facilitar o acesso à aposentadoria para pessoas com deficiência, reconhecendo a importância de criar condições adequadas para a inclusão desses indivíduos na sociedade. Confira a seguir mais detalhes sobre essa excelente notícia que chegou para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Essa lei tem o objetivo de assegurar que as pessoas com deficiência tenham igualdade de acesso aos benefícios previdenciários, levando em consideração suas particularidades. Dessa forma, colocando em prática um grande princípio, a equidade. Essa que visa proporcionar um tratamento diferente às pessoas que precisam dele para terem as mesmas oportunidades.

Com o martelo batido, através dessa nova lei em vigor os trabalhadores podem se aposentar pelo INSS de forma mais rápida e assim conseguir descansar mais cedo. Segundo o portal ‘Previdencialista’, a Lei Complementar nº 142 permite que pessoas com deficiência reduzam o tempo de contribuição necessário para a Previdência Social, segundo a gravidade de sua deficiência.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

INSS (Foto: Reprodução/ Internet)
Previdência Social do INSS (Reprodução: Previdência Social)

Para solicitar a aposentadoria antecipada, faz-se necessário comprovar o tempo mínimo de contribuição exigido, além de apresentar a documentação que comprove a condição de deficiência. É relevante ressaltar que as regras podem variar dependendo do regime previdenciário ao qual o trabalhador está vinculado.

A implementação dessas políticas de inclusão é um passo fundamental para garantir igualdade de oportunidades e direitos para as pessoas com deficiência. Vale ressaltar, também, que é importante não confundir essa modalidade de aposentadoria com a por invalidez, que hoje é chamada de aposentadoria por incapacidade permanente.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Regas para garantir a aposentadoria do INSS (Foto: Reprodução/ Internet)
INSS (Foto: Reprodução/ Internet)

Diferença entre os benefícios

Na aposentadoria da pessoa com deficiência a pessoa consegue e pode trabalhar, porém, necessita de uma adaptação para isso. Já na incapacidade e no benefício por incapacidade permanente, a pessoa possui uma doença que lhe impede de forma permanente de trabalhar em qualquer atividade, ou seja, a pessoa não possui condições de retornar ao mercado de trabalho.

Notícia sobre o INSS foi confirmada no Jornal Nacional (Foto: Reprodução/ Internet)
INSS (Foto: Reprodução/ Internet)

Quais os requisitos para a pessoa com deficiência se aposentar?

Por tempo de contribuição são levados em consideração os graus da deficiência do segurado, sendo elas grave, moderada e leve. Confira:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

  • grave: 25 (vinte e cinco) anos de contribuição, se homem, e 20 (vinte) anos, se mulher;
  • moderada: 29 (vinte e nove) anos de contribuição, se homem, e 24 (vinte e quatro) anos, se mulher;
  • leve: 33 (trinta e três) anos de contribuição, se homem, e 28 (vinte e oito) anos, se mulher.

Já a aposentadoria por idade para esse público, exige-se 60 (sessenta) anos, se homem, e 55 (cinquenta e cinco) anos, se mulher, independentemente do grau de deficiência, desde que cumprido 15 anos de contribuição pagos na condição de pessoa com deficiência.

Thumbnail Video Youtube

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

The post Aposentadoria pelo INSS e nova lei com martelo batido: Trabalhadores podem conseguir descanso mais cedo appeared first on TV Foco.

]]>