Comunicado do INSS chega para os trabalhadores com alerta crucial do que não fazer para não perder a aposentadoria
A aposentadoria é um direito garantido por lei no Brasil, segundo a Constituição Federal e a Lei Orgânica da Seguridade Social (Lei nº 8.213/91). O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), é o grande responsável pelo repasse dos valores para milhões de cidadãos brasileiros.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale dizer que, há requisitos que precisam ser cumpridos para a garantia do benefício em conta. Todavia, também existe o que não deve ser feito caso não deseje correr o risco de perder o direito de se aposentar.
Diante disso, o time de especialistas em benefícios do TV FOCO, traz à tona maiores detalhes sobre o cuidado que é necessário ter para a garantia do benefício do INSS.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Alerta do INSS
Em suma, a autarquia do Governo Federal emitiu um aviso aos que desejam se aposentar. Ocorre que, o trabalhador que fica sem contribuir à Previdência Social por muito tempo pode não ter direito aos benefícios previdenciários, por conta da chamada perda da qualidade de segurado.
Vale dizer que, a manutenção da qualidade de segurado é de até 12 meses aos que deixam de exercer atividade remunerada ou após a cessação de benefícios por incapacidade e salário-maternidade. O prazo ganha mais 12 meses caso o segurado tenha mais de 120 contribuições sem interrupção.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, são mais 12 meses se receber seguro-desemprego ou tiver registro no Sistema Nacional de Emprego (Sine). Vale dizer que, o próprio salário-maternidade é tido como tempo de contribuição.
No período que o segurado estiver recebendo benefício previdenciário o direito também permanece, exceto auxílio-acidente e auxílio-suplementar. Ao segurado que estiver contribuindo ao INSS como facultativo, a cobertura previdenciária segue ativa por seis meses depois dele parar a contribuição.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Contribuição é necessária
Ademais, um dos principais motivos para voltar a contribuir é que, o INSS só irá considerar para a aposentadoria o período que existiu contribuição, seja como empregado, trabalhador por conta própria ou contribuinte facultativo.
Caso o segurado fique sem contribuir ao longo de vários anos a cada período de trabalho, terá uma maior demora no processo de aposentadoria.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Assim, o INSS alerta aos trabalhadores que não deixem de contribuir com a Previdência Social caso queiram se aposentar em 2025.
Conclusões finais
- A aposentadoria é um direito garantido por lei no Brasil;
- Todavia, o INSS destaca o que não fazer para não correr o risco de perder o direito de se aposentar;
- Em suma, o órgão enfatiza a necessidade de contribuição com a Previdência Social;
- Assim, a autarquia pede que os trabalhadores não deixem de contribuir para não correr o risco de atrasar o benefício.
Por fim, veja mais notícias sobre o INSS CLICANDO AQUI.
Como funciona o INSS para se aposentar?
Em suma, para solicitar o benefício, o requerente deve estar atento às regras de: sexo (homem ou mulher), idade mínima e tempo de contribuição.