“Mais de 60 dias”: INSS emite comunicado oficial com alerta de suspensão do pagamento à lista de idosos 60+

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.
4 min de leitura
http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

INSS anuncia situação que pode suspender o pagamento (Foto Reprodução/Montagem/Lennita/Tv Foco//INSS/Canva)

INSS alerta beneficiários sobre valores suspensos e lista de idosos 60+ precisam se atentar se não quiserem ficar sem pagamento em 2025

E o INSS emitiu um comunicado oficial, no dia 16 de janeiro de 2024, alertando milhares de aposentados, pensionistas e outros beneficiários, os quais a maioria são idosos 60+, sobre a possibilidade de suspensão nos pagamentos a partir de 2025.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Isso porque, conforme exposto pela autarquia, aqueles que não movimentarem ou receberem os valores por um período superior a 60 dias poderão sofrer com essa consequência.

No entanto, a medida se aplica, principalmente, às pessoas que recebem por meio de cartão magnético e não utilizam conta-corrente, uma vez que os valores não retirados são devolvidos ao INSS.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A partir de informações oficiais do INSS, a equipe especializada em direitos previdenciários do TV Foco destaca o que fazer para evitar e o que fazer caso passe pela suspensão.

Previdência Social (Foto: Reprodução / Globo)

Entenda os motivos:

Em suma, essa medida tem como objetivo:

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além disso, busca coibir fraudes, como saques indevidos por terceiros após o falecimento do titular, protegendo os cofres públicos contra irrealidade.

O INSS também utiliza essa estratégia para manter uma base de dados atualizada, identificando beneficiários que podem ter mudado de endereço, documentos perdidos ou dificuldades enfrentadas para acessar seus pagamentos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sendo o que fazer, a suspensão dos valores funciona como um alerta para que o segurado regularize sua situação, evitando transtornos futuros.

Valores do INSS não movimentados por 60 dias podem ser bloqueados (Foto: Reprodução / Internet)

Como evitar a suspensão do INSS?

Mas, para evitar essa suspensão, os beneficiários que estiverem impossibilitados de comparecer para o saque podem:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Meu pagamento do INSS foi suspenso, e agora?

Agora, se você já teve o seu pagamento suspenso, pode solicitar a reativação do benefício e a emissão dos valores não recebidos por meio do:

Aplicativo oficial do INSS (Reprodução: Internet)

Através desses canais oficiais, também é possível registrar a nomeação de um procurador ou administrador provisório.

A documentação necessária pode ser anexada digitalmente no próprio sistema, eliminando a necessidade de comparecimento presencial a uma agência da Previdência Social.

Por fim, para aqueles que preferirem, é possível agendar a entrega dos documentos em uma unidade de atendimento por meio dos mesmos canais.

Onde obter mais informações sobre os benefícios do INSS?

MAS ATENÇÃO! O INSS sempre alerta sobre buscar informações através dos canais oficiais da autarquia para que você evite cair em golpes e tenha seus dados roubados.

Jamais informe senhas ou dados pessoais e, na dúvida, entre em contato com a autarquia através do site oficial da autarquia, linkado acima, ou do telefone mencionado nesta matéria.

Mas, se quiser saber mais sobre as informações do INSS e seus benefícios, clique aqui.*

Considerações finais:

Em suma, o INSS alerta que benefícios podem ser suspensos a partir de 2025 se não forem movimentados por 60 dias.

Essa medida, que afeta principalmente quem recebe por cartão magnético, visa evitar fraudes e garantir a correta destinação dos recursos.

Para evitar a suspensão, o beneficiário pode nomear um procurador, apresentar atestado médico ou justificar ausências.

Caso o benefício já tenha sido suspenso, a reativação pode ser solicitada pelo aplicativo ou site Meu INSS.

Autor(a):

Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.

Sair da versão mobile