Seu pagamento mensal do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) foi bloqueado? Veja os motivos e como reverter esse cenário
Se você é aposentado, pensionista ou recebe algum benefício do INSS através do cartão magnético (sem conta bancária), é importante saber que, se ficar mais de 60 dias sem sacar ou movimentar o dinheiro, o pagamento pode ser suspenso e o valor devolvido a autarquia. Mas calma! Isso não significa que você perde dinheiro. Existem soluções para regularizar a situação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Portanto, se o beneficiário não puder receber o benefício pessoalmente, seja por saúde, intenção ou viajem, ele poderá indicar alguém de confiança para receber o valor depositado na conta. As informações são do portal Gov.
Basta apresentar documentos como atestado médico, declaração do hospital ou um papel explicando sobre sua viagem. Se não conseguir assinar, é só fazer a procuração no cartório. Em casos mais sérios, onde a pessoa não pode tomar decisões sozinha, a família pode pedir na Justiça um representante legal. Ou então cadastrar um parecente próximo como administrador temporário por até 6 meses.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Se seu benefício foi suspenso, fique tranquilo. É possível resolver tudo pelo aplicativo Meu INSS ou telefone 135. Você pode reativar o pagamento, receber os valores atrasados e até indicar alguém para receber por você, de forma online e sem sir de casa.
Vale destacar que o INSS criou essa regra para proteger todos, mas sempre com opções para garantir que você ou alguém autorizado receba o que é seu. Se tiver qualquer dificuldade não hesite em procurar ajuda pelos canais oficiais, seu direito está garantido.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Qual o valor da aposentadoria do INSS?
Em suma, neste ano de 2025, o valor mínimo da aposentadoria do INSS é de R$ 1.518,00 e o teto máximo é de R$ 8.157,41. Os benefícios do órgão, incluindo aposentadoria, auxílio-doença e pensão por morte, são reajustados anualmente, e o valor mínimo é definido com base na inflação medida pelo INPC.
Por fim, veja mais notícias sobre o INSS CLICANDO AQUI
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
