INSS emite comunicado sobre prova de vida e emite 3 alertas aos idosos em junho

O INSS emitiu um novo comunicado sobre a prova de vida em junho e alertou os idosos com três avisos importantes. Veja os detalhes
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) voltou a chamar a atenção dos beneficiários em junho de 2025 com um novo comunicado sobre a prova de vida.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para quem não sabe, a prova de vida é um procedimento obrigatório do INSS para manter o pagamento de aposentadorias e pensões.
Apesar de mudanças que visam facilitar o processo, conforme apurado pelo TV FOCO, o órgão emitiu 3 alertas essenciais voltados, especialmente, aos idosos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Prova de vida
A prova de vida é um procedimento anual exigido pelo INSS para comprovar que o beneficiário está vivo e, portanto, tem direito a continuar recebendo o benefício.
A medida visa combater fraudes e pagamentos indevidos. Desde 2023, no entanto, o processo foi modernizado.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
O segurado não precisa mais, obrigatoriamente, ir até uma agência bancária ou do INSS. A comprovação agora pode ser feita com base em cruzamento de dados oficiais, como:
- Registros de vacinação
- Declaração do Imposto de Renda
- Atualização no CadÚnico
- Contratos de crédito consignado
Ainda assim, a prova de vida continua sendo obrigatória e o prazo para regularização da situação sem risco de suspensão do benefício vai até julho de 2025, conforme determina a Portaria nº 83, do Ministério da Previdência Social. A portaria ainda pode acabar sendo prorrogada.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os 3 alertas do INSS
1 – Situação pode ser consultada sem sair de casa
O INSS orienta que os beneficiários consultem sua situação diretamente pelo site ou aplicativo Meu INSS. Basta acessar a opção “Prova de Vida” e verificar:
- “Data da última prova de vida”, se o procedimento foi concluído
- “Comprovação de vida não realizada”, se ainda for necessário realizar
Se for necessário comprovar a vida, o sistema indicará os próximos passos. O INSS pode ainda enviar uma notificação oficial.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
2 – Agências bancárias ainda realizam a prova de vida
Mesmo com a tecnologia a favor, a prova de vida ainda pode acabar sendo feita nos bancos. O procedimento deve ser realizado na mesma instituição em que o beneficiário recebe seu pagamento.
Além disso, bancos que oferecem biometria facial também disponibilizam a prova de vida online. Outra alternativa é fazer o reconhecimento facial pelo app, de forma prática e segura.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
3 – Fique atento com os golpes
Por fim, o INSS fez um alerta sobre tentativas de golpe. Idosos estão sendo alvo de ligações falsas com supostas instruções sobre a prova de vida.
De acordo com o comunicado oficial, o INSS não liga para os beneficiários nem envia representantes para suas casas.
Dessa forma, desconfie de qualquer ligação ou visita com o pretexto de realizar a prova de vida. Em caso de dúvidas, consulte diretamente os canais oficiais do INSS.
Considerações finais
- A prova de vida é obrigatória, mas está mais simples e acessível.
- Consulte sua situação no app ou site Meu INSS.
- Por fim, fique atento a golpes. O INSS não entra em contato por telefone para esse tipo de procedimento.
Como acessar o Meu INSS?
- Acesse o site meu.inss.gov.br ou baixe o app “Meu INSS”.
- Clique em “Entrar com gov.br” na tela inicial.
- Em seguida, informe seu CPF e senha da conta gov.br; se não tiver, crie uma.
- Após o login, navegue pelos serviços disponíveis no menu.
Por fim, confira mais notícias sobre o INSS clicando aqui.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Larissa Caixeta
Larissa Caixeta é redatora no TV Foco desde 2023 e atua na produção de conteúdos voltados aos bastidores da TV, ao universo das celebridades, ao futebol e aos principais acontecimentos do momento. Além disso, também se dedica à cobertura de temas de interesse público, como benefícios sociais, beleza, saúde e assuntos que impactam diretamente o dia a dia do leitor. Desenvolve seu trabalho com responsabilidade e precisão, sempre em sintonia com o que acontece no Brasil e no mundo. Contato: larissa.caixeta@otvfoco.com.br