INSS realiza comunicado urgente aos seus beneficiários informando a verdade sobre ligações aos aposentados
Nos últimos meses, os aposentados e pensionistas do INSS têm sido vítimas de uma onda de golpes, que se aproveitam da confiança e da vulnerabilidade das pessoas mais velhas. Dentre as fraudes mais comuns, a falsa ligação da Central 135, chama atenção. Criminosos, disfarçados, pedem dados pessoais ou bancários dos beneficiários. Por esse motivo o INSS fez uma postagem onde deixa claro que eles nunca fazem esse tipo de contato. A Central 135 existe apenas pra atender ligações dos cidadãos, nunca pra ligar pra eles.
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Além disso, os golpistas usam números parecidos com o da Central 135, tipo 11135 ou 00135, pra enganar os aposentados. Essas ligações, fraudulentas, inventam valores atrasados ou dizem que precisa fazer a prova de vida por telefone, fazendo com que o segurado, coitado, revele dados confidenciais. O INSS já avisou várias vezes que não liga e nem pede informações por telefone.
Além das ligações malandras, os aposentados também precisam ficar ligados em SMS e e-mails que pedem a prova de vida online. Essas mensagens tem links pra sites falsos, que roubam dados.
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Como se proteger desses golpes?
Para se proteger desses golpes, é essencial que os aposentados e pensionistas adotem algumas medidas de precaução. Nunca forneça dados pessoais, bancários ou senhas a desconhecidos, mesmo que se identifiquem como funcionários do INSS.
Além disso, desconfie de ligações, mensagens ou e-mails que solicitem informações sensíveis ou ofereçam benefícios financeiros. Sempre que tiver dúvidas, entre em contato diretamente com o INSS por meio dos canais oficiais, como o aplicativo Meu INSS ou a Central 135.
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Em caso de suspeita de golpe, é importante registrar um boletim de ocorrência na delegacia mais próxima ou pela internet, por meio do site da Polícia Civil do seu estado. Além disso, é recomendável informar o INSS sobre o ocorrido, para que possam tomar as medidas cabíveis e alertar outros beneficiários.
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