“Suspenso”: INSS emite comunicado urgente com bloqueio crucial que atinge milhões de aposentados em maio

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

16/04/2024 11h22

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
Aposentados do INSS precisam ficar atentos com comunicado de bloqueio (Reprodução: Montagem TV Foco)

INSS comunica bloqueio e atinge aposentados no mês de maio

A instituição previdenciária do INSS emite comunicado urgente com bloqueio crucial, atingindo milhões de aposentados no próximo mês de maio.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Portanto, de acordo com o portal Gov, a partir do próximo mês não será permitida a inclusão de novas adesões de mensalidade associativa na folha de pagamento do órgão previdenciário.

Dessa maneira, para aqueles que não sabem, a instituição criou a regra do desconto aos aposentados e pensionistas em março.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sendo assim, o desconto não poderá ser maior do que 1% do limite máximo estabelecido para os benefícios, por exemplo.

A medida incluí os anteriores a setembro de 2021, data que as aposentadorias e pensões passaram a ser concedidas já com restrição para adesão.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Desse modo, a nova inclusão de desconto associativo para as entidades será obrigatoriamente por meio de assinatura eletrônica avançada e biometria facial.

Diante de denúncias sobre descontos não autorizados, o INSS informa que apurações já estão em andamento em cinco entidades conveniadas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Se for comprovada a fraude, o contrato poderá ser suspenso e o INSS poderá determinar que a Dataprev suspenda os descontos daquela associação ou entidade envolvida. Somente após essas fases, o ACT com a entidade poderá ser rescindido”, informa o Governo Federal.

No entanto, todos os Acordos de Cooperação Técnica (ACT) com associações e entidades para desconto de mensalidade associativa, a partir de janeiro de 2023, serão revisados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Contudo, caso o beneficiário não reconheça o desconto da mensalidade em seu benefício, ele pode requerer o serviço pelo aplicativo ou site Meu INSS.

Por outro lado, no ato da autorização do desconto, o aposentado deve acessar o portal para colher a assinatura eletrônica avançada e biometria facial.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Como excluir o desconto não autorizado do INSS?

  1. Entre no Meu INSS
  2. Faça login com CPF e senha do Gov.br.  
  3. Clique no botão “novo pedido”.  
  4. Digite “excluir mensalidade”.  
  5. Clique no nome do serviço/benefício.  
O programa conta com mais de 39 milhões de beneficiários (Reprodução:/Foto: INSS/Divulgação)
O programa conta com mais de 39 milhões de beneficiários (Reprodução:/Foto: INSS/Divulgação)
Instituto Nacional de Seguro Social (Foto: Reprodução Internet)
INSS - Foto: Internet
Pagamento do INSS – Foto: Internet

 

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Cursando Jornalismo e completamente apaixonada por comunicação social e entretenimento. Antenada nas redes sociais e acompanhando as vidas movimentadas das celebridades. Fanática pelas divas do pop e extremamente cinéfila, sou a pessoa que passa horas vendo filmes e está sempre procurando séries novas. Meu objetivo é ser o mais clara possível e espalhar todas as fofocas.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.