Corte imediato: INSS emite comunicado confirmando 3 alertas pra bloquear a aposentadoria em abril

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

14/04/2024 11h30

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
INSS - Montagem: TVFOCO

Três alertas sobre bloqueio na aposentadoria da autarquia

O INSS, que tem a função de pagar benefícios previdenciários a trabalhadores brasileiros, excluindo servidores públicos fez um importante comunicado sobre aposentadoria.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Assim, com direito a corte de forma imediata, vocês irão conferir neste domingo (14), sobre os três alertas para bloquear a aposentadoria neste mês de abril, que sem dúvidas, pode pegar muita gente de surpresa.

Segundo informações do portal Benefícios de Hoje, na legislação previdenciária, não há uma proibição explícita para que os aposentados mantenham atividades remuneradas. Mas, é importante destacar que existem pelo menos duas circunstâncias específicas em que há limitações para que os aposentados continuem trabalhando.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No exemplo de hoje, vamos citar então, se um aposentado por invalidez decidir voluntariamente retornar ao trabalho, sua aposentadoria será automaticamente suspensa a partir da data de retorno às atividades. Você sabia?

Bom, para quem não sabe, o benefício é concedido quando o segurado não possui mais capacidade de continuar trabalhando, indicando, portanto, uma ausência de incapacidade permanente. Diante disso, quem tem aposentadoria especial não pode continuar exercendo atividades laborais que representem riscos à sua saúde ou integridade física.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Mas, ressaltamos ainda que, no entanto, não há impedimentos para o segurado que deseja retornar às atividades comuns de trabalho, mesmo recebendo a aposentadoria especial.

Pois bem, em suma, a legislação prevê que aqueles que retornam ao trabalho após a aposentadoria terão direito apenas ao salário-família e assistência para reabilitação profissional, sem direito a outros benefícios previdenciários, como o auxílio por incapacidade temporária, por exemplo. Sendo assim, confira a seguir três alertas sobre bloqueios na aposentadoria do INSS:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

1- Aqueles segurados que estiverem em regime de aposentadoria por invalidez e voltar as suas funções, podem perder o benefício;

2- Aposentados por idade ou tempo de trabalho podem trabalhar sem restrições;

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

3- Beneficiários da aposentadoria especial podem trabalhar desde que a profissão não represente riscos iguais ao que levou ele para aposentadoria especial.

Qual é o calendário de pagamentos do INSS para abril de 2024?

Confira a seguir o calendário de pagamentos do INSS, para abril deste ano de 2024:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Benefícios de até 01 salário mínimo

  • NIS com final 1: 24 de abril;
  • NIS com final 2: 25 de abril;
  • NIS com final 3: 26 de abril;
  • NIS com final 4: 29 de abril;
  • NIS com final 5: 30 de abril;
  • NIS com final 6: 2 de maio;
  • NIS com final 7: 3 de maio;
  • NIS com final 8: 6 de maio;
  • NIS com final 9: 7 de maio;
  • NIS com final 0: 8 de maio.

Benefícios acima de 01 salário mínimo

  • NIS com finais 1 e 6: 2 de maio;
  • NIS com finais 2 e 7: 3 de maio;
  • NIS com finais 3 e 8: 6 de maio;
  • NIS com finais 4 e 9: 7 de maio;
  • NIS com finais 5 e 0: 8 de maio.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Bianca Rayla é formada em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e atua como redatora web com foco em entretenimento, televisão e celebridades desde 2018. Com experiência em diversos portais de notícias do setor, Bianca é especialista na cobertura do universo dos artistas da TV Globo, música sertaneja e cultura pop nacional. Apaixonada por comunicação, dedica-se diariamente a produzir conteúdos relevantes, leves e informativos, com credibilidade e olhar atento às tendências. Contato: bianca.rayla@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.