INSS faz nova exigência para liberar valores de recurso hoje (22)

INSS passa a fazer exigência para liberar um dos recursos mais buscados por quem recebe pela autarquia; Veja como funciona.

22/08/2025 10h00

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INSS faz exigência para liberação de recurso (Foto Reprodução/Montagem/Lennita/Tv Foco/Canva/GMN)

INSS passa a fazer exigência para liberar um dos recursos mais buscados por quem recebe pela autarquia; Veja como funciona, por que é necessário e como ativar

O INSS anunciou, através do seu portal oficial, uma nova exigência para aposentados e pensionistas que desejam contratar um dos recursos mais aclamados pela maioria. Trata-se do empréstimo consignado, o qual, desde maio de 2025, é liberado somente através do reconhecimento facial no aplicativo ou site Meu INSS.

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Medida que entrou em vigor para aumentar a segurança e reduzir fraudes ainda mais após o escândalo dos descontos indevidos em benefícios previdenciários. Antes da mudança, bancos e financeiras tinham acesso automático à margem consignável dos segurados e podiam oferecer crédito sem que houvesse interesse direto do beneficiário.

Com a nova regra, o controle passou a ser do próprio aposentado ou pensionista.

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Ou seja, agora, se o aposentado – de fato – quiser contratar esse serviço, ele consegue somente se confirmar a sua identidade por meio da biometria facial.

Essa exigência evita que terceiros, de forma indevida, façam contratações em nome de segurados.

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O sistema valida a biometria junto às bases oficiais do governo e garante que apenas o verdadeiro titular autorize ou recuse a contratação.

Como fazer o desbloqueio do consignado por biometria?

Para liberar o benefício ao consignado, o segurado deve seguir os seguintes passos:

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  • Primeiramente, os segurados devem cessar o Meu INSS (aplicativo ou site) com CPF e senha da conta Gov.br;
  • Em seguida, no campo “Do que você precisa?”, digitar “bloquear/desbloquear benefício para empréstimo consignado”;
  • Selecionar o benefício desejado;
  • Realizar o reconhecimento facial, conforme as instruções na tela;
  • Por fim, se solicitado, enviar também um documento com foto para validação.

Após a validação, o sistema confirma o desbloqueio, e o segurado pode acompanhar o andamento em “consultar pedidos” dentro do próprio Meu INSS.

Quais são as principais dificuldades ao usar a biometria?

Alguns beneficiários relataram falhas no processo. Entre os problemas estão:

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  • Biometria não validada no TSE, quando o cadastro não está atualizado no Tribunal Superior Eleitoral;
  • Reconhecimento facial negado devido à má qualidade da imagem, iluminação ruim ou falhas da câmera;
  • Dados desatualizados na conta GOV;
  • Ausência da prova de vida registrada.

Nesses casos, o INSS orienta que o beneficiário:

  • Atualize seus dados no Gov.br;
  • Se for o caso, regularize a prova de vida;
  • Se necessário, entre em contato pelos canais oficiais, como o telefone 135, o campo “consultar pedidos” do Meu INSS ou diretamente em uma agência da Previdência Social.

MAS ATENÇÃO!

O INSS reforça que todo o processo deve ser feito exclusivamente pelos canais oficiais do governo.

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Sendo assim, aposentados e pensionistas não devem clicar em links enviados por desconhecidos, tampouco fornecer dados pessoais em ligações suspeitas.

Essa precaução é essencial para evitar golpes que podem desviar recursos e expor informações sensíveis.

Mas, para saber mais informações do INSS, clique aqui. *

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Autor(a):

Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.

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