Globo confirma decreto do INSS com real sobre bloqueio dos R$1518 a idosos 60+ sem prova de vida em 2025

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

17/01/2025 15h20

3 min de leitura

Imagem PreCarregada
Globo confirma alerta com real sobre suposto bloqueio à lista de beneficiários do INSS (Foto Reprodução/Montagem/Lennita/Tv Foco/Canva/INSS)

Globo confirma real sobre suspenção por seis meses do bloqueio de benefícios para quem estiver sem “prova de vida” em 2025

Nesta sexta-feira (17), milhares de idosos com mais de 60 anos se surpreenderam com a verdade sobre um suposto bloqueio de benefícios, em sua maioria no valor de R$1518, por falta de prova de vida.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Isso porque, de acordo com uma confirmação do INSS divulgada pelo G1, portal de notícias da Globo, a possibilidade de suspensão desses pagamentos foi adiada por seis meses.

Ademais, o Diário Oficial da União já publicou a decisão, a qual entrou em vigor.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além disso, circulavam pelas redes sociais de forma equivocada que esse processo por parte dos beneficiários seria retomado em janeiro de 2025, mas isso não é verdade.

Veja o vídeo abaixo:

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Thumbnail Video Youtube

Dito isso, a partir dessas informações do portal acima, a equipe especializada em direitos previdenciários do TV Foco, traz mais dados a respeito dessa confirmação e como funciona a tão falada prova de vida.

O que é a prova de vida?

A prova de vida nada mais é que uma verificação periódica realizada pelo INSS para garantir que o beneficiário está vivo e, assim, apto a continuar recebendo pensões, aposentadorias ou outros benefícios previdenciários.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Porém, desde 2023, essa responsabilidade passou a ser do próprio INSS, que utiliza o cruzamento de informações disponíveis em bancos de dados do governo, como CPF, RG e passaporte.

INSS e comunicado sobre a prova de vida - Foto Reprodução Internet
INSS faz comunicado importante sobre a prova de vida (Foto: Reprodução/ Internet)

Motivo do adiamento:

O INSS decidiu suspender os bloqueios para aprimorar os sistemas de cruzamento de dados. Segundo o órgão, a medida busca:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

  • Reduzir o número de convocações presenciais para comprovação de vida;
  • Aumentar a eficácia do cruzamento de informações para atingir um maior número de beneficiários;
  • Além disso, ele visa garantir que os beneficiários não enfrentem transtornos desnecessários.
http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg
A Prova de Vida é responsabilidade do INSS desde 2023 (Foto: Reprodução/INSS)

Em que casos o beneficiário pode ser convocado a fazer a Prova de Vida do INSS?

Caso o INSS não consiga validar os dados por meios automáticos, aí sim o beneficiário pode ser convocado para:

  • Comparecer presencialmente a uma agência do INSS;
  • Realizar uma perícia médica, que pode ser presencial ou remota.

No entanto, apesar do adiamento, as regras sobre a prova de vida permanecem inalteradas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Lembrando que, conforme dito acima, o INSS continua sendo o único responsável por comprovar a situação do beneficiário, sem que aposentados ou pensionistas precisem tomar a iniciativa.

http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg
Caso o INSS não consiga validar os dados aí sim o beneficiário é convocado (Foto: Reprodução/INSS)

Quais dados o INSS usa para fazer a prova de vida?

De acordo com o portal Agência Brasil, o INSS faz uso de dados que recebe de outros órgãos públicos federais. Ou seja, o cruzamento de informações que constam na base do governo já é mais que suficiente para comprovação da vida.

Considerações finais:

Em suma, o INSS adiou em 6 meses a suspensão de benefícios por falta de prova de vida. A medida visa aprimorar o sistema de cruzamento de dados e reduzir a necessidade de comparecimento presencial dos beneficiários.

Desde 2023, o órgão faz uso de informações de bancos de dados governamentais para comprovar a vida dos aposentados e pensionistas, facilitando o processo.

Apesar do adiamento, a prova de vida continua sendo obrigatória e a responsabilidade de comprovação é do INSS.

Mas, se quiser saber mais sobre as informações do INSS e seus benefícios, clique aqui.*

Thumbnail Video Youtube

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.