Tudo o que você precisa saber sobre as doenças que dão direito a aposentadoria pelo INSS
Não há como negar que, conseguir a tão sonhada aposentadoria pelo INSS é, sem dúvidas, uma das maiores realizações do povo brasileiro. Assim, atualmente o órgão conta com mais de 25,1 milhões de contribuições no Brasil. Diante disso, você irá conhecer agora quais são as 10 doenças que podem garantir o benefício de forma imediata.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para quem não sabe, o INSS garante o benefício da aposentadoria por invalidez ou por incapacidade temporária para a pessoa incapaz de exercer qualquer atividade de trabalho e que não pode ser substituída, com um auxílio especial.
Assim, existe uma lista de doenças que podem isentar o segurado de cumprir a carência do órgão, com as seguintes enfermidades:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Tuberculose ativa;
- Hanseníase;
- Transtorno mental grave, desde que esteja cursando com alienação mental;
- Neoplasia maligna;
- Cegueira;
- Paralisia irreversível e incapacitante;
- Cardiopatia grave;
- Doença de Parkinson;
- Espondilite anquilosante;
- Nefropatia grave;
Além disso, recentemente acabou sendo emitido um comunicado importante em relação à aposentadoria imediata. “Se você for diagnosticado com uma doença grave ou problema de saúde também grave que não está na lista, ainda assim poderá solicitar a isenção da carência”, explicou a nota.
E continuou: “Mas será necessário comprovar seu estado de saúde com documentos médicos, passar por perícia no INSS e cumprir os demais requisitos exigidos na aposentadoria por invalidez”, concluiu o alerta.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Por fim, através de laudos médicos e exames oficiais a serem realizados, você pode garantir o serviço de forma imediata. Assim, o INSS assegura o pagamento da aposentadoria a todos os seus clientes, de forma prática e eficaz.
COMO SOLICITAR?
Para solicitar basta acessar o Meu INSS, realizar o login no sistema, escolher a opção “Agende sua Perícia”, no menu lateral esquerdo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em seguida clique em “Agendar Novo” ou em “Agendar Prorrogação” para prorrogar o benefício.
Acompanhe o andamento pelo Meu INSS, na opção “Resultado de Requerimento/Benefício por Incapacidade”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O trabalhador também precisa comparecer à unidade do INSS escolhida para realizar perícia médica caso solicitado. A aposentadoria por incapacidade é um direito destinado a segurados que se encontram incapazes para o trabalho, conforme estabelecido pela legislação previdenciária brasileira.
Porém, com a nova regulamentação, o INSS reconhece a urgência em atender os trabalhadores que sofrem de doenças que comprometem suas atividades cotidianas e profissionais.
CLIQUE AQUI PARA FICAR POR DENTRO DAS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DO BRASIL E DO MUNDO.