INSS informa força-tarefa e como garantir antecipação para benefício hoje 19/12

INSS informa como participar de mutirões
Nesta sexta-feira, 19, por meio do site oficial, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informou a realização de uma força-tarefa para agilizar a análise e a concessão de benefícios previdenciários e assistenciais através dos mutirões.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Primeiramente, os mutirões acontecem em parceria entre o INSS e a Perícia Médica Federal, e fazem parte de um esforço contínuo para reduzir a fila de espera e acelerar a liberação de benefícios.
As ações ocorrem aos fins de semana com atendimentos presenciais para concessão de benefícios e realização de perícias médicas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para participar do mutirão e antecipar o atendimento – e, consequentemente o benefício se possível – o cidadão precisa fazer o agendamento prévio pelos canais oficiais:
- Central telefônica 135
- Aplicativo ou site oficial Meu INSS
Além disso, para acompanhar datas, locais e vagas disponíveis, o INSS orienta que o segurado consulte exclusivamente os canais oficias.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Mutirão
No último fim de semana (13 e 14 de dezembro), seis agências do INSS no estado de São Paulo realizaram 2.039 atendimentos.
De acordo com o órgão, a ação contemplou pedidos de auxílio por incapacidade temporária e do Benefício de Prestação Continuada (BPC), com realização de perícias médicas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Participaram do mutirão as unidades:
- Glicério, na capital com 841 atendimentos
- Santos com 599 atendimentos
- Sorocaba Cento com 177 atendimentos
- Sorocaba Zona Norte com 22 atendimentos
- Jales com 127 atendimentos
- Sorocaba com 8 atendimentos
George Monarca, gerente-executivo da Gerência de São Paulo, ressaltou o empenho das equipes envolvidas na força-tarefa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com George, os mutirões só são possíveis graças à dedicação dos servidores que atuam diretamente no atendimento e daqueles que prestam apoio administrativo, inclusive as fins de semana.
Antecipação de benefício
De acordo com o INSS, o principal objetivo dos mutirões é acelerar o atendimento aos segurados, diminuir as filas e reduzir o tempo de espera para análise dos pedidos.
Com isso, quem atende aos critérios exigidos pode ter a liberação e o saque do benefício antecipado.
Ao reforçar o atendimento presencial e ampliar o acesso aos serviços, o INSS busca garantir mais rapidez na análise dos requerimentos e maior eficiência no atendimento à população.
O mutirão atinge especialmente o Benefício de Prestação Continuada, previsto na Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS).
O benefício garante o pagamento de um salário mínimo mensal, atualmente em R$ 1.518, ao:
- Idoso com idade igual ou superior a 65 anos de baixa renda
- Pessoa com deficiência de qualquer idade de baixa renda
Por fim, para a concessão do benefício, é necessário:
- Ter renda familiar por pessoa deve ser igual ou inferior a 1/4 do salário mínimo
- Família deve estar inscrita no CadÚnico.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Giovana Misson
Formação pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo, é colunista do portal TV Foco desde 2020, com foco em beleza, televisão e celebridades. Com apuração jornalística rigorosa, tem como compromisso informar o público com credibilidade e precisão. Apaixonada por moda e pelo universo das celebridades, acompanha de perto as principais tendências e acontecimentos. Antes disso, atuou como assessora de imprensa e redatora.