INSS informa hoje 24/6 como desbloquear grana extra além do 13º salário

Benefício do INSS chega aos aposentados e pensionistas para trazer um grande alívio financeiro além do 13º salário
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) garante uma série de benefícios aos aposentados e pensionistas. O objetivo é permitir que esse grupo de pessoas vulneráveis desfrutem de dias tranquilos no quesito financeiro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
E falando nisso, o órgão do Governo Federal informa hoje (24/6), como desbloquear grana extra além do 13º salário. Diante disso, o time de especialistas em benefícios do TV FOCO, traz à tona maiores detalhes sobre o assunto.
Grana extra do INSS
Em suma, estamos se referindo ao empréstimo consignado. Ele é uma modalidade de crédito em que as parcelas são descontadas diretamente da folha de pagamento ou do benefício previdenciário do tomador.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale dizer que, essa forma de pagamento reduz o risco de inadimplência, permitindo que instituições financeiras ofereçam taxas de juros mais baixas em comparação com outras modalidades de crédito.
Porém, o que muitos não imaginam é que, desde o dia (23) de maio de 2025, aposentados e pensionistas do INSS passaram a contar com uma nova medida de segurança para a contratação de empréstimos consignados: a exigência de autenticação por biometria facial.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Vale dizer que, a mudança chega com o intuito de proteger os beneficiários contra fraudes e garantir que somente aqueles que autorizarem explicitamente o acesso às informações financeiras, tenham o direito de contratar essa modalidade de crédito.
Controle financeiro
Até pouco tempo, bancos e instituições financeiras possuíam acesso à margem consignável dos segurados, situação essa que facilitava a oferta de empréstimos sem o pedido do beneficiário.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Todavia, diante da mudança com a chegada da biometria, o segurado passa a ter total controle da liberação dos dados para as instituições financeiras. Logo, o mesmo pode decidir se deseja ou não ter as informações visíveis para todos.
Como desbloquear o empréstimo consignado do INSS?
Em síntese, para desbloquear o benefício e permitir a contratação do empréstimo, o segurado deve seguir o seguinte passo a passo:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Entrar no portal ou aplicativo Meu INSS;
- Realizar o login com CPF e senha;
- Seguir as instruções para o reconhecimento facial.
Caso a biometria seja confirmada, o benefício é desbloqueado. Todavia, se houver algum problema no processo, o benefício permanece bloqueado para empréstimos.
A medida impede que procuradores ou representantes legais peçam o desbloqueio em nome do beneficiário, a menos que tenham um termo de representação legal específico. O INSS orienta que os beneficiários mantenham os benefícios bloqueados para empréstimos, desbloqueando somente quando necessário.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Considerações finais
- O INSS garante benefício para aposentados e pensionistas;
- Estamos falando do empréstimo consignado, que traz grana extra com parcelas ajustáveis;
- Desde 23/05/2025, biometria facial é obrigatória para contratar empréstimos consignados;
- Para desbloqueio do benefício basta acessar Meu INSS, fazer login e fazer reconhecimento facial;
- Ademais, o INSS recomenda manter benefício bloqueado e liberar apenas quando necessário.
Veja mais notícias sobre o INSS CLICANDO AQUI.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Kelves Araújo
Eu sou Kelves Araújo, graduando em Engenharia de Produção Civil pelo IFCE. Apaixonado pelos bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos e escrever a respeito. Atuo na área desde o ano de 2019, e exerço meu trabalho com muito entusiasmo por gostar do que faço. Minhas redes sociais são: e-mail: kelvis.oliveira@otvfoco.com.br