Esse benefício do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) não garante pensão por morte e por esse motivo, necessita de atenção dos beneficiários
Alguns beneficiários do INSS, após morrerem, podem deixar pensão por morte, para os cônjuges, por exemplo. Mas, hoje vamos comentar sobre um benefício que não garante pensão por morte.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Trata-se do Benefício Assistencial ao Idoso (BPC/LOAS), que é para quem é deficiente e também idosos de baixa renda. Ele é concedido aos idosos após o 65 anos. Tem alguns critérios para solicitar.
A partir de informações coletadas do site oficial do governo, vamos detalhar mais a respeito desse benefício e também, alguns detalhes que poucos desconhecem.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O que é o BPC do INS?
O Benefício de Prestação Continuada é para aqueles idosos de baixa renda, que passam a ganhar um salário mínimo por mês. Para ter acesso, não precisa ter contribuído para o INSS.
Mas, é importante saber que não dá direito ao 13º salário e não deixa pensão por morte. Então, a pessoa casada com esse idoso, não ganha direito de receber qualquer valor após a morte.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, é bom saber que o pedido é realizado totalmente pela internet, então, é necessário ir ao INSS. Os critérios básicos para ter acesso estão expostos abaixo:
- tiver 65 anos ou mais;
- for brasileiro nato ou naturalizado;
- tiver nacionalidade portuguesa;
- tiver renda familiar de até ¼ do salário mínimo por pessoa, calculada com as informações do Cadastro Único (CadÚnico) e dos sistemas do INSS.
Como solicitar?
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Entre no Meu INSS
- Informe seu CPF e senha
- Siga para Do que você precisa?
- Digite: Benefício assistencial ao idoso
- Escolha o benefício e
- Avance conforme as orientações
Após isso, basta esperar a resposta e se aprovado, passará a ser beneficiado com um salário por mês. Além disso, se você já recebe, abaixo temos o calendário de quem recebe até um salário mínimo.
- Final 1: 25/09
- Final 2: 26/09
- Final 3: 29/09
- Final 4: 30/09
- Final 5: 01/10
- Final 6: 02/10
- Final 7: 03/10
- Final 8: 06/10
- Final 9: 07/10
- Final 0: 08/10
Hoje o BPC é pago a mais de 6,7 milhões de brasileiros, e desse montante, 2,7 milhões são pessoas idosas. Sendo assim, é um benefício que já acerta milhões de pessoas em todo o país.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Isso ressalta a importância dele e dessa maneira, é importante entender os detalhes que o cerca. E o não pagamento de pensão é um deles.
