Nada dos R$1518: INSS informa o que corta o auxílio-doença em 2025

Saiba quais são os principais motivos para o corte do auxílio-doença em 2025 e como evitar a suspensão do benefício pelo INSS

20/07/2025 4h00

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
Entenda quando o INSS corta o auxílio doença (Foto Reprodução/Montagem/Lennita/Tv Foco/Freepik/GMN)

Saiba quais são os principais motivos para o corte do auxílio-doença em 2025 e como evitar a suspensão do benefício pelo INSS

Conforme muitos já sabem, o auxílio-doença é um benefício concedido pelo INSS ao trabalhador que fica temporariamente incapaz de realizar suas atividades laborais. No entanto, o INSS não apenas estabelece um prazo para o pagamento desse benefício, como também pode cortá-lo em diversas situações.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Inclusive, em 2025, as regras continuam rigorosas, e o segurado precisa estar atento para não perder o direito ao auxílio e assim, consequentemente, dar adeus aos R$1518, geralmente pagos para esse tipo de benefício.

De acordo com o portal Molina Advocacia, o INSS realiza periodicamente um pente-fino, que é uma reavaliação para conferir se o beneficiário ainda possui incapacidade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Durante essa análise, o INSS pode convocar o segurado para:

  • Apresentar documentos;
  • Realizar nova perícia médica.

Caso o trabalhador não compareça, o benefício é cortado automaticamente. Além disso, a falta de documentação adequada ou laudos médicos incompletos pode levar ao cancelamento do auxílio.

Outro motivo comum para o corte é o término do prazo do benefício sem que o segurado solicite a prorrogação dentro do prazo estabelecido.

O INSS exige que o pedido para renovação seja feito nos últimos 15 dias antes do término do auxílio. Caso o segurado não realize esse procedimento, ele terá que aguardar 30 dias para um novo pedido, ficando sem benefício nesse período.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O INSS também pode encerrar o auxílio quando o perito considera que o trabalhador está apto para retornar às atividades.

Nesses casos, é recomendável buscar orientação jurídica para contestar a decisão, caso o segurado ainda não tenha condições de trabalhar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A ausência na prova de vida, outra exigência do INSS, pode suspender o benefício.

Embora o INSS realize o cruzamento de dados para comprovar que o segurado está vivo, a notificação para fazer a prova de vida deve ser respeitada e cumprida.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas, em casos especiais, como a prisão ou o falecimento do segurado, o benefício é suspenso/cancelado, respectivamente.

Como evitar o corte do auxílio-doença?

Portanto, se você deseja evitar o corte do auxílio-doença em 2025:

  • Mantenha a sua documentação médica atualizada e completa;
  • Sempre respeite os prazos para envio e renovação do benefício;
  • Atenda a todas as convocações do INSS, seja para perícia ou para apresentar documentos adicionais.
  • Caso não consiga comparecer, deve justificar adequadamente para evitar a suspensão.

Além disso, o beneficiário deve cumprir a prova de vida quando notificado, mantendo contato constante com o INSS para esclarecer qualquer dúvida ou pendência.

Conforme dito acima, caso cortem seu benefício injustamente, um advogado especializado pode te ajudar a entrar com uma ação judicial.

Assim, você garante que seus direitos sejam preservados. Mas, para saber mais informações do INSSclique aqui. *

Thumbnail Video Youtube

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.