Aposentados do INSS em festa hoje (19): Lei anunciada traz isenção histórica e novo benefício em 2025

Comemoração histórica para aposentados do INSS: Nova lei traz isenção fiscal inédita e introduz benefício salvador em 2025.
4 min de leitura
http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Medida do INSS ajuda na antecipação de benefícios (Foto Reprodução/Montagem/Tv Foco/Canva/Lennita)

Comemoração histórica para aposentados do INSS: Nova lei traz isenção fiscal inédita e introduz benefício salvador em 2025

E uma nova legislação anunciada no último dia 18 de março promete trazer avanços significativos para aposentados e pensionistas servidores neste ano de 2025, com a inclusão de mais um benefício e uma isenção histórica, podendo englobar também aqueles que recebem pelo INSS.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Isso porque, apesar do projeto visar aposentados servidores, os quais fazem parte do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS), e não do INSS, é possível que um servidor público se aposente pelo INSS caso tenha contribuído para o Regime Geral de Previdência Social.

Essa situação é bastante comum em profissões como enfermeiros, professores, dentistas, médicos, entre outras.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nova lei anunciada prevê o auxílio alimentação também aos aposentados (Foto Reprodução/CODSEF)

Ou seja, de certa maneira, esse direito poderá assistir uma grande parte de aposentados incluído na Previdência Social.

A notícia chegou em ritmo de festa nesta terça-feira (19), pois, além de garantir uma isenção histórica, o projeto prevê a implementação de um novo benefício, ampliando a segurança financeira deste grupo.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sendo assim, a partir de informações do portal Jornal Extra, a equipe especializada em direitos previdenciários do TV Foco explica abaixo como a lei funciona e o que falta para a mesma ser aprovada.

Auxílio-nutrição e isenção na contribuição:

Em suma, a Confederação Nacional dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef) lançou uma campanha nacional de mobilização para garantir a criação do chamado auxílio-nutrição para servidores aposentados e pensionistas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Paralelamente, a entidade também reivindica o fim da contribuição previdenciária para esses beneficiários.

O pedido foi oficialmente protocolado junto ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), no contexto das demandas dos servidores para 2025.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Pedido foi protocolado no Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) (Foto Reprodução/GOV)

De acordo com a Condsef, a ausência do benefício da alimentação coloca aposentados e pensionistas em desvantagem econômica.

Afinal, ao se aposentarem, perdem automaticamente esse direito vital.

Impacto ainda maior aos aposentados:

A aprovação dessas medidas pode representar um marco na qualidade de vida dos aposentados:

Sem essas mudanças, muitos aposentados permanecem em uma situação de vulnerabilidade econômica e social, agravada pelo custo de vida crescente e pela perda de benefícios ao longo dos anos.

A Condsef destaca que o reconhecimento desse direito é fundamental para promover justiça e equidade.

O principal argumento é que aposentados não recebem mais os benefícios de auxílio alimentação ou refeição (Foto Reprodução/Montagem/Tv Foco/Canva)

O que falta para o auxílio nutrição ser aprovado?

Para que essas medidas entrem em vigor, o Congresso Nacional precisa debater e aprovar o projeto.

No entanto, o trâmite pode demorar, especialmente devido a questões orçamentárias e às prioridades do governo federal.

O Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2025 está em discussão, e a votação pode ser adiada devido à ausência de líderes do Congresso.

Porém, a mobilização social e o engajamento político serão decisivos para garantir que a proposta avance.

Com a pressão de entidades representativas e o apoio da sociedade, há chances reais de que os aposentados tenham um 2025 com mais segurança e dignidade.

Conclusão:

Em suma, aposentados e servidores podem ter avanços significativos em 2025, com isenção fiscal e novo benefício:

A Confederação Nacional dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef) busca auxílio-nutrição e fim da contribuição previdenciária.

Porém, o Congresso Nacional precisa debater e aprovar o projeto, com mobilização social e engajamento político decisivos.

Mas, se quiser saber mais sobre as informações envolvendo aposentados e mais benefícios, clique aqui.*

Autor(a):

Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.

Sair da versão mobile