Fim da idade mínima de 65 anos: INSS libera aposentadoria após 15 anos de trabalho a milhares de CPFs

Tudo sobre o benefício liberado pelo INSS com direito a fim da idade mínima. Fique por dentro de todas as notícias aqui no tvfoco.

21/02/2025 11h40

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
INSS - Foto: Internet

Tudo sobre o benefício liberado pelo INSS com direito a fim da idade mínima

Não é mais novidade para ninguém que a idade mínima para se aposentar no INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) é de 62 anos para as mulheres e 65 anos para os homens. Contudo, chegando com o fim da idade mínima, uma liberação da autarquia vem fazendo a alegria de milhares.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em síntese, o INSS acabou liberando uma aposentadoria especial após 15 anos de trabalho a milhares de CPFs e vocês saberão todos os detalhes sobre o assunto nesta sexta-feira, dia 21.

Mais sobre

A verdade é que existem profissões que dão direito a uma aposentadoria especial pelo INSS. A saber, tal benefício é destinado a quem tenha condições de trabalho que podem ser prejudiciais à saúde ou a segurança.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para ter direito a aposentadoria especial, o trabalhador deve primeiramente cumprir os requisitos exigidos em lei. O principal deles se trata do tempo de contribuição mínimo exposto à agentes nocivos à saúde.

O tempo em questão pode ser de 15, 20 ou 25 anos de contribuição no INSS. O tempo, vale falar, varia de acordo com o risco que o trabalhador possa ter no seu ambiente de trabalho, sendo um dos critérios mais importantes.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

13° salário do INSS é adiantado (Foto: Divulgação)
INSS – (Foto: Divulgação)

Quem pode receber aposentadoria especial?

Assim, a nova lei da aposentadoria especial beneficia uma ampla gama de profissionais, incluindo:

  • Trabalhadores da indústria: metalúrgicos, mineradores, trabalhadores da construção civil e aqueles expostos a amianto são alguns exemplos;
  • Profissionais da saúde: médicos, enfermeiros, técnicos de laboratório e outros que trabalham em contato com agentes patogênicos;
  • Servidores públicos: aqueles que exercem atividades em condições insalubres, como bombeiros, policiais e agentes penitenciários.
INSS - Foto: Internet
INSS – Foto: Internet

Conclusão

Como dito acima, a aposentadoria especial é um benefício voltado para profissionais que atuam em atividades consideradas de risco à saúde ou à integridade física. Assim, se você se encaixa nos requisitos, basta soliciar pelo INSS.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Como solicitar aposentadoria especial?

Se você se encaixa nos requisitos e deseja soliciar a aposentadoria especial do INSS, confira a seguir o passo a passo:

  1. Entrar no site ou aplicativo Meu INSS
  2. Informar CPF e senha
  3. Clique em “Novo pedido”
  4. Digitar “Aposentadoria por tempo de contribuição”
  5. Escolha o benefício
  6. Informar os períodos de trabalho expostos a agentes prejudiciais à saúde
  7. Incluir os documentos que comprovem o direito à aposentadoria especial.

CLIQUE AQUI PARA FICAR POR DENTRO DE TODAS AS NOTÍCIAS A RESPEITO DO INSS.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Bianca Rayla é formada em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e atua como redatora web com foco em entretenimento, televisão e celebridades desde 2018. Com experiência em diversos portais de notícias do setor, Bianca é especialista na cobertura do universo dos artistas da TV Globo, música sertaneja e cultura pop nacional. Apaixonada por comunicação, dedica-se diariamente a produzir conteúdos relevantes, leves e informativos, com credibilidade e olhar atento às tendências. Contato: bianca.rayla@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.