INSS libera aposentadoria na casa dos 50 anos e sem descontos https://tvfoco.uai.com.br/inss-libera-aposentadoria-na-casa-dos-50-anos-e-sem-descontos O TV Foco desde 2006 leva as melhores notícias da tv para milhares de brasileiros todos os dias. Tudo sobre tv e famosos, novelas, realities. Wed, 01 Oct 2025 00:30:00 +0000 pt-BR hourly 1 GN Publisher v1.5.24 https://wordpress.org/plugins/gn-publisher/ INSS libera aposentadoria na casa dos 50 anos e sem desconto à lista de trabalhadores; veja como https://tvfoco.uai.com.br/inss-libera-aposentadoria-na-casa-dos-50-anos-e-sem-descontos/ Fri, 29 Aug 2025 19:15:03 +0000 https://www.otvfoco.com.br/?p=2479623 http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg
INSS libera aposentadoria na casa dos 50 anos e sem descontos (Foto: Canva/Montagem Sandra)
INSS libera aposentadoria na casa dos 50 anos e sem descontos (Foto: Canva/Montagem Sandra)
http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

INSS libera aposentadoria antes dos 60: veja como funciona para professores

Planejar a aposentadoria é essencial para garantir tranquilidade no futuro. O INSS oferece diferentes regras para que o trabalhador tenha acesso ao benefício, e, no caso dos professores, existe uma possibilidade de aposentadoria antes dos 60 anos, sem perder os direitos conquistados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Uma dessas possibilidades é a Regra do Pedágio de 100%, pensada especialmente para quem atua na educação e ainda não conseguiu se aposentar.

O que é a Regra do Pedágio de 100%?

Essa regra permite que professores e professoras antecipem a Aposentadoria INSS, desde que cumpram alguns requisitos de idade, tempo de contribuição e dedicação exclusiva à atividade docente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Veja como funciona:

Para homens:

  • Ter 55 anos de idade ou mais;
  • Ter, no mínimo, 30 anos de contribuição;
  • Trabalhar o dobro do tempo que faltava para completar 30 anos em 13/11/2019;
  • Se for da rede pública, ter também 20 anos de serviço público e 5 no cargo atual.

Para mulheres:

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

  • Ter 52 anos de idade ou mais;
  • Ter, no mínimo, 25 anos de contribuição;
  • Trabalhar o dobro do tempo que faltava para completar 25 anos em 13/11/2019;
  • Se for da rede pública, ter também 20 anos de serviço público e 5 no cargo atual.

No entanto, essa regra só vale para quem trabalhou exclusivamente como professor ou professora durante todo o período de contribuição.

Exemplo prático

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Imagine o caso de João, professor de escola particular. Em 2020, ele já tinha 28 anos de contribuição e faltavam apenas 2 para alcançar os 30 necessários. Entretanto, pela Regra do Pedágio de 100%, João precisaria trabalhar o dobro do tempo que faltava, ou seja, mais 4 anos.

Resultado: em 2024, ele se aposentou com 32 anos de contribuição. Contudo, se tivesse escolhido a regra por pontos, só poderia se aposentar em 2029, cinco anos mais tarde.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por que entender as regras do INSS é essencial?

O INSS garante que os trabalhadores tenham acesso a seus direitos de forma justa. Logo, para professores, que dedicam a vida à educação, a chance de se aposentar antes dos 60 anos é um reconhecimento à importância da profissão.

Em suma, com planejamento e conhecimento das regras, é possível conquistar uma aposentadoria no INSS mais cedo e aproveitar com qualidade essa nova fase da vida.

INSS: aviso aos aposentados que recebem + de 1 salário mínimo

The post INSS libera aposentadoria na casa dos 50 anos e sem desconto à lista de trabalhadores; veja como appeared first on TV Foco.

]]>