INSS libera saque extra por 4 meses para lista de homens e mulheres

O sistema previdenciário garante um pagamento de até 120 dias para grupos familiares de diferentes formações
Neste mês do Dia das Mães, o INSS destacou um benefício importante que muita gente desconhece: o Salário-Maternidade. Desde 2002, essa ajuda financeira integra a tabela da Previdência e oferece apoio às famílias.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para quem não sabe, o pagamento também vale em casos de adoção, se realizada pelo cidadão assegurado. Além do suporte financeiro, o Governo Federal aponta o reconhecimento ao vínculo familiar dos adotados, de acordo com a Lei n° 10.421.
Afinal, como funciona?
O Salário-Maternidade do INSS tem a concessão liberada aos contribuintes que adotam crianças de até 12 anos. Quando a adoção tem oficialização por meio de uma decisão judicial, o pagamento do benefício começa a partir dessa data.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Já nos casos de guarda judicial para fins de adoção, o pagamento acontece a partir da data do termo de guarda. Além disso, se o juiz decidir em favor da adoção no início do processo, a data da medida liminar também é considerada pela Previdência.
Durante 120 dias, que equivalem a aproximadamente 4 meses, o segurado ou segurada pode se dedicar integralmente à adaptação da criança ao novo lar, sabendo que tem a proteção previdenciária nesse período. Homens e mulheres podem solicitar os valores.
Essa igualdade foi estabelecida em 2013, pela Lei 12,873. Em contrapartida, nos casos de adoção conjunta ou guarda compartilhada, apenas um dos adotantes pode receber o Salário-Maternidade, como já está descrito nas regras divulgadas pelo INSS.

O que precisa para receber o benefício?
- Comprovar condição de segurado do INSS;
- Apresentar termo de guarda emitido pela autoridade judicial ou certidão de nascimento atualizada da criança;
- Ter cumprido carência mínima de 10 contribuições mensais (para contribuintes individuais, facultativos e segurados especiais).
Onde solicitar?
- Portal da Previdência;
- Aplicativo Meu INSS;
- Central Telefônica 135.

Conclusão
- Em resumo, o INSS oferece o Salário-Maternidade aos segurados;
- O benefício existe desde 2002 para mulheres, mas, em 2013, passou a atender também aos homens;
- A vigência do pagamento vale durante 120 dias, inclusive para pais adotivos;
- No entanto, existem regras fundamentais no processo, o que inclui documentos judiciais;
- De acordo a Previdência, o benefício pode ter solicitação pela internet, aplicativo e também telefone.
+ Contudo, veja ainda outras notícias e curiosidades sobre os benefícios do INSS!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Lucas Brito
Lucas Brito é um jornalista que ama conversar sobre tudo, mas em especial sobre música, culturas, teorias e boas histórias. Seu maior objetivo é conseguir se tornar um grande comunicador e ter espaço para tratar de assuntos sociais que considera importantes, além de poder opinar sobre a ficção, como séries e novelas. Email: lucas.brito@otvfoco.com.br