Quanto você vai receber? INSS libera valor de restituição a milhares de aposentados

Quanto você vai receber do INSS nesta liberação inédita de valores de restituição para milhares de aposentados em 2025
Para a alegria de muitos aposentados, o INSS começou no dia 24 desse mês, a devolver os valores descontados indevidamente nos últimos cinco anos, entre março de 2020 e março de 2025. Essa medida só se tornou possível após um acordo entre o INSS e outras grandes instituições. Essa ação tem com o objetivo de corrigir erros cometidos por algumas associações que fizeram descontos irregulares. Agora, os beneficiários terão seu dinheiro de volta sem precisar passar pela justiça.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para receber essa restituição, o aposentado ou pensionista deve ter contestado esses descontos e não ter obtido resposta em até 15 dias úteis. Você pode fazer a adesão ao acordo de forma simples pelo aplicativo Meu INSS ou até mesmo nas agências dos Correios.

O pagamento vai direto para a conta onde o beneficiário recebe seu benefício, já corrigido pela inflação. Os primeiros depósitos começaram a ser feitos em 24 de julho, e o INSS prevê liberar até 100 mil restituições por dia até que todos os valores sejam pagos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quanto vai ser o valor pago na restituição do INSS?
Para saber o valor que o INSS vai restituir, acesse o aplicativo Meu INSS ou o site oficial usando o CPF e a senha cadastrada. No aplicativo, clique em “Consultar Pedidos” e depois em “Cumprir Exigência” para ver o extrato de pagamento. Quem preferir pode ir até uma agência dos Correios para consultar presencialmente.
A entidade responsável já terá respondido à contestação, avisará o beneficiário, que poderá aceitar os documentos apresentados ou contestar novamente caso suspeite de alguma irregularidade. Se houver nova contestação, a entidade tem cinco dias úteis para devolver os valores, caso contrário, o caso segue para auditoria.
O governo deixou claro que, mesmo com o adiantamento dos pagamentos, continuará buscando responsabilizar as entidades que fizeram os descontos ilegais. O ministro da Previdência, Wolney Queiroz, destacou que o governo está antecipando os recursos para os segurados, mas vai manter ações legais para ressarcir o Tesouro Nacional pelos prejuízos.
Quem já entrou com ação judicial sobre esses descontos ainda pode aderir ao acordo, desde que não tenha recebido o valor pela justiça. Contudo, nesse caso, a pessoa precisa desistir da ação contra o INSS e deve ficar atenta, o INSS poderá cobrar uma taxa de 5% sobre o valor recebido para cobrir honorários advocatícios.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Por isso, é fundamental acompanhar os prazos e usar somente os canais oficiais para garantir que a restituição chegue de forma segura e rápida.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Wellington Silva
Wellington Silva é redator especializado em celebridades, reality shows e entretenimento digital. Com formação técnica em Redes de Computadores pela EEEP Marta Maria Giffoni de Sousa e atualmente cursando Análise e Desenvolvimento de Sistemas na FIAP, Wellington une sua afinidade com tecnologia à vocação pela escrita. Atuando há anos na cobertura de famosos, cantores, realities e futebol, tem passagem por portais dedicados ao universo musical e hoje integra o time de redatores do site TV Foco. Seu olhar atento à cultura pop e à vida das celebridades garante matérias dinâmicas, atualizadas e com forte apelo para o público conectado.Contato: @ueelitu