INSS comunica medida para acelerar pagamento de benefícios em 2025

INSS anuncia reforço no atendimento para acelerar pagamento de benefícios em 2025 e milhares de brasileiros poderão sair do sufoco.

05/08/2025 12h00

3 min de leitura

Imagem PreCarregada
INSS toma medida para liberar benefícios (Foto Reprodução/Montagm/INSS/TV Foco/Canva/Lennita)

INSS anuncia reforço no atendimento para acelerar pagamento de benefícios em 2025

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou, nesta segunda-feira (4), por meio das redes sociais, a chegada de 500 novos peritos médicos federais para reforçar o atendimento em 2025. Essa medida, a qual também foi publicada no Diário Oficial da União, busca reduzir o tempo de espera nas filas da Previdência Social e assim acelerar o pagamento de milhares de brasileiros que ainda aguardam pela concessão do benefício.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vale destacar que o Ministério da Previdência Social aprovou a contratação desses novos servidores após um intervalo de 15 anos sem concursos para o cargo. A primeira leva inclui 250 nomeações, com previsão de completar as 500 ao longo do segundo semestre de 2025.

O reforço contempla prioritariamente as regiões Norte e Nordeste, que concentram as maiores demandas reprimidas por perícias.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com o INSS, 235 municípios receberão os novos profissionais:

  • O Norte ganhará 88 peritos, aumentando sua capacidade em 46,56%;
  • O Nordeste receberá 268, com crescimento de 36,31%;
  • No Centro-Oeste, o reforço será de 28%;
  • Enquanto no Sudeste e no Sul os aumentos serão de 5,2% e 2,7%, respectivamente.

Filas do INSS afetam milhões de brasileiros:

Não é segredo para ninguém que as filas para atendimento e concessão de benefícios pelo INSS têm causado transtornos significativos.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Segundo dados do Tribunal de Contas da União (TCU), mais de 1,3 milhão de pedidos aguardavam análise só no primeiro semestre de 2025, sendo a maioria desses pedidos relacionados ao Benefício por Incapacidade Temporária (auxílio-doença).

As longas esperas afetam diretamente a renda de famílias em situação de vulnerabilidade, principalmente nas regiões mais carentes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em muitos casos, a ausência de renda durante o período de espera compromete o sustento básico dos segurados.

Sendo assim, essa iniciativa do INSS é de grande ajuda, uma vez que busca:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

  • Mitigar esse cenário de filas;
  • Ampliar a capacidade de atendimento presencial com maior celeridade.

Atestmed segue como solução alternativa

Paralelamente à contratação de peritos, o INSS mantém em funcionamento o sistema Atestmed, que permite solicitar o benefício por incapacidade temporária sem necessidade de perícia presencial.

Em suma, o Atestmed autoriza a concessão do auxílio-doença com base na documentação médica enviada pelo segurado por meio do aplicativo ou site Meu INSS.

O sistema foi adotado de forma definitiva com base na Portaria MPS/INSS nº 38/2023, visando reduzir as filas e garantir celeridade a casos menos complexos.

Em junho de 2025, o governo publicou a Medida Provisória nº 1.303, reduzindo de 180 para 30 dias o prazo máximo de afastamento autorizado via Atestmed.

Mas, diante da repercussão negativa, uma nova portaria ampliou, temporariamente, esse limite para 60 dias, até outubro de 2025.

Thumbnail Video Youtube

Como funciona o Atestmed em 2025?

O segurado pode solicitar o Atestmed seguindo os seguintes passos:

  • Acessar o site ou aplicativo Meu INSS e fazer login com conta gov.br;
  • Selecionar “Agendar Perícia” e, depois, “Atestmed – Benefício por Incapacidade Temporária”;
  • Preencher as informações do atestado médico e anexar o documento com CID, prazo de afastamento, assinatura e registro do profissional de saúde (CRM, CRO ou RMS);
  • Acompanhar a análise diretamente pelo portal.

Caso o INSS considere o documento insuficiente, o segurado será convocado para perícia presencial ou por telemedicina.

Por fim, vale frisar que, com a nomeação de novos peritos e a manutenção do sistema Atestmed, o INSS avança em duas frentes fundamentais para garantir o acesso ao benefício por incapacidade de forma mais rápida e eficaz.

Afinal de contas, a medida atende a uma demanda antiga da população e sinaliza um esforço institucional para reduzir a morosidade e restabelecer a eficiência no atendimento previdenciário.

Mas, para saber mais informações sobre o INSS e suas outras medidas, clique aqui*.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.