INSS comunica medida para antecipar benefícios a grupo esquecido de brasileiros

INSS leva atendimento inédito a grupo esquecido e antecipa a liberação de benefícios em regiões isoladas
E o INSS tomou mais uma medida decisiva para antecipar o acesso de benefícios a um grupo muitas vezes esquecido de brasileiros. Trata-se dos indígenas e ribeirinhos de regiões isoladas do Acre.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Essa iniciativa, em especial, leva atendimento presencial inédito a Santa Rosa do Purus, único município indígena do estado, permitindo que a população local tenha o devido atendimento sem precisar enfrentar longas viagens até uma agência.
Em suma, essa ação prática não só garante inclusão, mas também antecipa a liberação de direitos que, por anos, ficaram fora do alcance dessas comunidades.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Como funciona a medida?
De acordo com o portal oficial da autarquia, desde o dia 8 até o dia de hoje (12), técnicos do INSS se deslocaram até Santa Rosa do Purus e instalaram atendimento no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).
Nesta ação, a equipe realiza:
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
- Análise de documentos;
- Perícias médicas;
- Avaliações sociais;
- Até concessão imediata de benefícios como salário-maternidade;
- Auxílio-doença;
- Aposentadoria por idade.
Além disso, a decisão de levar os serviços diretamente ao município responde a uma necessidade antiga.
Localizada na fronteira com o Peru, Santa Rosa só pode ser acessada por barco pelo rio Purus ou por transporte aéreo, o que dificultava o acesso da população, formada majoritariamente por povos indígenas Huni Kuin e Madiha, aos serviços da Previdência Social.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Estamos empenhados em chegar até quem mais precisa da Previdência Social” – Afirmou Rusemberg de Lima Costa, gerente-executivo do INSS em Rio Branco.
Para ele, o mutirão representa um marco de respeito e inclusão aos direitos das comunidades isoladas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Por que o INSS tomou essa decisão?
A ação faz parte do projeto INSS em Ação, que busca ampliar o acesso a direitos previdenciários em regiões remotas do Norte e Centro-Oeste.
O superintendente regional, Iracemo Costa Coelho, reforça que o objetivo central é agilizar processos, reduzir desigualdades e garantir que ninguém fique sem proteção social por causa da distância.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além de Santa Rosa do Purus, o mutirão já tem outro destino certo: Jordão.
Inclusive, esse município também de difícil acesso no Acre também receberá atendimento presencial pela primeira vez.
Como esse serviço antecipa a liberação de benefícios?
Ao levar perícias e análises diretamente ao local, o INSS elimina a necessidade de deslocamento dos moradores até Rio Branco ou outras cidades maiores.
Ou seja, os pedidos de benefícios podem ser avaliados e concedidos no próprio município, encurtando etapas que, antes, levavam meses para serem concluídas.
Com a equipe técnica presente e todos os trâmites realizados no local, o órgão libera rapidamente os benefícios, como:
- Aposentadoria;
- Auxílio-doença;
- Salário-maternidade
Por fim, a medida garante eficiência e oferece dignidade a populações que, historicamente, viviam à margem do sistema previdenciário.
Como os ribeirinhos e indígenas do Santa Rosa dos Purus podem ter acesso aos serviços do INSS?
Conforme citamos acima, o atendimento presencial do INSS em Santa Rosa do Purus ocorre até esta sexta-feira, 12 de setembro, das 8h às 17h, no CRAS da cidade.
Mas, para garantir o atendimento, é recomendado levar documentos pessoais (RG, CPF) e qualquer documentação relacionada ao benefício desejado.
Porém, caso não consigam se deslocar, familiares podem representar o titular do benefício, apresentando a devida procuração ou termo de guarda/tutela.
Técnicos do INSS orientam e auxiliam todos os procedimentos no local, garantindo que o serviço seja realizado de forma segura e eficiente.
Ademais, se você quiser mais informações sobre os direitos envolvendo a autarquia, clique aqui*.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Lennita Lee
Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.