INSS comunica nova medida para desbloquear recurso aclamado aos aposentados hoje (11)

INSS libera novo método para desbloquear um dos recursos mais buscados pelos aposentados, proporcionando mais praticidade e segurança

11/09/2025 4h00

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
INSS comunica medida para liberação de recurso aos aposentados (Foto Reprodução/Montagem/Lennita/Tv Foco/Canva/INSS)

INSS libera novo método para desbloquear um dos recursos mais buscados pelos aposentados e pensionistas, proporcionando mais praticidade e segurança

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou, por meio do seu portal oficial, uma medida que promete facilitar o acesso de um dos recursos mais aclamados por aposentados e pensionistas. Agora, além do reconhecimento facial, os segurados podem desbloquear o empréstimo consignado usando apenas o login pelo banco.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No entanto, embora a novidade atenda a um pedido antigo dos beneficiários que enfrentavam dificuldades na biometria, muitos estão com uma dúvida essencial: Será que continua seguro?

Pensando em dar essa resposta e com base nessas informações oficiais, trazemos nesta quarta (11), o que você precisa saber sobre a nova regra e como solicitar de hoje em diante.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por que o INSS mudou a regra?

Após as fraudes ocorridas envolvendo o consignado do INSS, o desbloqueio passou a depender exclusivamente do reconhecimento facial, validado em bases governamentais, conforme podem ver por aqui.

No entanto, por mais que esse processo seja eficiente, muitos aposentados não conseguiam concluir a etapa. Diante disso, para evitar exclusão e garantir acesso ao crédito, o INSS introduziu o login bancário como alternativa.

Esse recurso é tão seguro quanto, pois mantém a segurança ao exigir as mesmas credenciais validadas pelas instituições financeiras, as quais já contam com múltiplas camadas de proteção.

Assim, o segurado ganha mais autonomia sem abrir mão da confiabilidade do sistema.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Como funciona o desbloqueio na prática?

O processo é simples e pode ser feito totalmente online:

  1. Entre no Meu INSS com CPF e senha;
  2. Vá ao campo “Do que você precisa?”;
  3. Digite “Bloquear/Desbloquear benefício para empréstimo consignado”;
  4. Selecione o benefício e clique em Desbloquear;
  5. O sistema tentará o reconhecimento facial;
  6. Caso não funcione, escolha a opção “login com o banco”;
  7. Retorne à tela inicial; clique em Entrar com gov.br;
  8. Selecione Login com seu banco;
  9. Informe os dados solicitados pelo banco;
  10. Finalize e volte ao serviço para confirmar a liberação.

Fazendo tudo isso, o benefício estará desbloqueado para uso em qualquer instituição financeira habilitada.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O segurado pode, a qualquer momento, repetir o processo e bloquear novamente o benefício, se desejar.

MAS ATENÇÃO! Se o aposentado ou pensionista quiser continuar usando a biometria, ele pode. Afinal, essa medida é apenas uma alternativa para quem não conseguir fazer uso da tecnologia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além disso, o INSS reforça que não envia links por WhatsApp, SMS ou e-mail e nunca solicita senhas ou códigos de acesso. Qualquer mensagem fora desses canais deve ser considerada suspeita.Para mais informações sobre a autarquia, clique aqui*.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.