INSS muda as regras a partir de hoje e beneficia 150 mil pessoas

O BPC é destinado a pessoas em situação de vulnerabilidade, que podem garantir R$ 1.412 mensais sem exigência de contribuição ao INSS.

09/08/2025 17h50

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
Ilustração de beneficiários do INSS (Foto: Reprodução / Canva / Montagem TV Foco)

O BPC é um direito constitucional e um dos principais programas da assistência social no Brasil

O BPC é destinado a pessoas em situação de vulnerabilidade social, que podem garantir o valor de R$ 1.412 mensais sem exigência de contribuição ao INSS. Trata-se de um benefício que engloba mais de 5,5 milhões de brasileiros.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Essa ajuda é fundamental para cobrir gastos com alimentação, medicamentos e moradia. O seu objetivo é diminuir desigualdades. Desse modo, o Governo sempre estuda uma forma de assegurar que apenas quem precisa tenha acesso aos recursos.

É elegível pessoas idosas com 65 anos ou mais e pessoas com deficiência. Ambos precisam ter renda familiar de até ¼ do salário mínimo por pessoa, calculada com as informações do Cadastro Único.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

QUAIS SÃO AS NOVAS REGRAS DO INSS PARA O BPC?

Ocorre que de acordo com informações do portal Gov do Ministério da Previdência Social, o Instituto mudou regras e beneficia 150 mil pessoas. Trata-se de modificações para a reavaliação das pessoas com deficiência que recebem o Benefício de Prestação Continuada.

Desse modo, a partir de agora, é necessário um novo fluxo para a confirmação de quem realmente precisa do benefício. Para quem não sabe, a cada dois anos é necessário realizar a reavaliação periódica. Inclusive, isso está previsto na Lei Orgânica da Assistência Social (Loas).

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

QUAL O MOTIVO DAS MUDANÇAS?

Entretanto, em 2025 é a primeira vez que são estabelecidos os procedimentos operacionais para a sua aplicação. O intuito é continuar o recebimento apenas para as pessoas elegíveis, evitando fraudes. Essa medida também garante que não aconteça cortes indevidos.

Desde a última quinta (08), as novas regras já estão em vigor. Uma das principais alterações é a dispensa de nova avaliação médica para pessoas com deficiência que já fizeram perícia oficial e tiveram prognóstico desfavorável.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Portanto, esse público é aquele com impedimentos permanentes, ou seja, considerados irreversíveis ou irrecuperáveis. Com essa mudança, mais de 150 mil pessoas que seriam convocadas ainda em 2025 para nova perícia médica serão beneficiadas.

INSS alerta sobre o que pode levar ao bloqueio do BPC (Reprodução: Montagem TV Foco)
BPC é pago pelo INSS (Foto: Reprodução / Gov / Canva / Montagem TV Foco)

AFINAL, QUEM NÃO PRECISA FAZER REAVALIAÇÃO?

Primeiramente, o beneficiário com deficiência está dispensado de realizar a reavaliação caso:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

  • Já tem 65 anos e passou a receber o BPC como pessoa idosa;
  • Voltou a receber o BPC depois de trabalhar, exercer atividade empreendedora ou receber o auxílio-inclusão.

Contudo, vale destacar que nesses casos, ficam dispensados da reavaliação por dois anos contados a partir da data do retorno.

Vale pontuar que se o beneficiário receber uma convocação através do banco ou notificação no aplicativo Meu INSS, não ignore.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O benefício pode ser suspenso ou até cancelado. Por isso, o beneficiário convocado deve acessar o Meu INSS ou ligar na Central 135 e solicitar o agendamento da reavaliação médica e social. O segurado tem um prazo de 30 dias para fazer esse procedimento.

http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg
Perícia Médica (Foto: Reprodução / INSS)

“Desse modo, veja matéria completa sobre ressarcimento do INSS“.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Graduado em Jornalismo pela Universidade Estácio de Sá, tem pós-graduação em Cinema e Audiovisual, pela Fasul Educacional. Com experiência na produção de programas na RIT TV, por dois anos. Possui vasta experiência como redator na cobertura de programas de TV e reality shows em portais de entretenimento desde 2008. Está desde 2022 no TV Foco, com forte atuação na cobertura de novelas e reality shows, onde escreve com responsabilidade, clareza e leveza. Desde 2023 também atua como apresentador do TV Foco em seu canal no YouTube. diego.laureano@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.