Grande VITÓRIA: INSS acaba de confirmar excelente notícia nesta SEGUNDA (28) aos aposentados

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

28/08/2023 12h58

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
Aposentados tiveram boa notícia do INSS (Foto: Reprodução/Agência Brasil/Envato)

Aposentados e pensionistas tiveram boas surpresas do INSS ao longo do último fim de semana; saiba mais sobre programa

Uma boa notícias para quem está na fila da perícia do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), nesta segunda-feira (28). Aconteceu, no último fim de semana, um mutirão em diversos estados para diminuir a espera de quem precisa de uma análise do órgão.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O mutirão aconteceu em 11 estados brasileiros: Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pará, Goiás, Paraíba, Amazonas, Ceará, Maranhão e Pernambuco.

A ação do INSS recebeu o nome de Mutirão da Perícia Médica Federal e teve o objetivo de diminuir o tempo em que os segurados estão à espera de atendimento. Para completar, a intenção foi diminuir o volume de requerimentos que estão dependendo do serviço pericial.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A estimativa do mutirão foi realizar 2,5 mil atendimentos por um total de 50 peritos, que são servidores do Instituto e que aderiram ao Programa de Enfrentamento à Fila da Previdência Social. O Governo Federal estabeleceu esse programa no mês de julho, a fim de reduzir significativamente a fila.

Fila da perícia médica do INSS (Foto: Divulgação/Governo Federal)

Fila da perícia médica do INSS (Foto: Divulgação/Governo Federal)

BENEFÍCIOS SOCIAIS

As perícias no mutirão serviram para conceder tanto o Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência, o popularmente conhecido como BPC/Loas e também o antigo auxílio doença, agora chamado de Benefício por Incapacidade Temporária.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Vale ressaltar que a fila por uma perícia do INSS pode demorar até cinco meses, de acordo com a GloboNews e a Lei de Acesso à Informação. São mais de 1 milhão de pessoas à espera de uma data para realizar o exame e saber se elas têm direito a benefícios sociais.

O programa do Governo Federal dará uma bonificação a peritos que atenderem mais pessoas durante o horário de trabalho e também em horários extras.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

POR QUE É DIFÍCIL PARA O INSS ATINGIR METAS?

Existe, porém, vários problemas que podem dificultar as metas. A Associação Nacional dos Peritos Médicos (ANMP) também está descontente com a portaria, que prevê pagamento de R$ 75 por perícias extras. O número de 2,5 mil peritos é muito baixo para a quantidade de atendimentos.

Atualmente, a meta dos peritos é de realizar 12 atendimentos por dia. Segundo a ANMP, entretanto, esse número foi uma conquista de anos de luta para conseguir atender a população com qualidade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Fila da Previdência Social em Fortaleza (Foto: Reprodução/TV Globo)

Fila da Previdência Social em Fortaleza (Foto: Reprodução/TV Globo)

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Eu sou Paulo Damião, jornalista formado pela FIAM-FAAM, em 2020. Trabalho com celebridades desde 2017 e admiro tudo o que envolve o mundo dos famosos e da televisão. Já entrevistei artistas, participei de coletivas de imprensa e sou responsável por desenvolver vários especiais de destaque no TV Foco.Meu email é paulo.vitto@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.