Aposentados do INSS que recebem até um salário mínimo devem saber disso hoje (16/09)

INSS emite comunicado essencial a quem recebe até um salário mínimo; Confira as informações completas e orientações de segurança.
2 min de leitura
http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

INSS faz comunicado importante sobre benefício (Foto Reprodução/Montagem/Lennita/Tv Foco/Canva/INSS)

INSS emite comunicado essencial a quem recebe até um salário mínimo; Confira as datas completas e orientações de segurança

E aposentados do INSS que recebem até um salário mínimo devem ler esse aviso nesta segunda (16). Isso porque o instituto confirmou o calendário oficial de pagamentos de setembro de 2025. Essa notícia traz previsibilidade e segurança para milhões de brasileiros que dependem do benefício como principal fonte de renda.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em suma, os segurados que recebem até um salário mínimo terão os valores creditados entre os dias 24 de setembro e 7 de outubro de 2025, conforme o número final do benefício. Além disso, essa organização evita acúmulo de atendimento e demanda nas agências e garante o fluxo dos repasses.

Como funciona o calendário?

Veja abaixo o cronograma completo:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No entanto, os segurados com renda acima do piso nacional terão os pagamentos liberados entre 1º e 7 de outubro de 2025, também de acordo com o número final do benefício.

Como consultar o benefício do INSS?

Lembrando que consultar o benefício é um passo essencial para acompanhar valores, datas de pagamento e evitar surpresas.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O INSS oferece meios digitais que facilitam a vida dos segurados, permitindo o acesso sem precisar ir até uma agência.

A consulta pode ser feita pelo:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Entretanto, para acessar, o aposentado ou pensionista deve utilizar o CPF e a senha da conta GOV que garante segurança e autenticidade das informações.

Caso ainda não possua cadastro, é possível criar uma conta de forma rápida, escolhendo um nível de segurança Bronze, Prata ou Ouro, que habilita diferentes funcionalidades.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Dentro da plataforma, basta clicar em “Extrato de Pagamento” para visualizar os valores creditados, o histórico de repasses e as datas futuras previstas no calendário oficial.

O sistema ainda mostra informações detalhadas sobre descontos, margem consignável e eventuais empréstimos.

Por fim, quem não tem familiaridade com tecnologia pode ligar para a Central 135, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h, e fornece os mesmos dados após a confirmação de identidade.

Com esses canais, o segurado mantém controle sobre o benefício.

MAS ATENÇÃO!

Todos os depósitos caem automaticamente na conta informada pelo segurado.

O INSS não solicita senhas, códigos ou confirmações por telefone, aplicativos ou mensagens.

Em caso de contato suspeito, desconfie e procure imediatamente o canal oficial. Durante o saque, prefira horários de movimento, use caixas dentro das agências e evite levar pessoas desconhecidas para auxiliar.

Ademais, quem optar pelo celular deve sempre usar aplicativos oficiais dos bancos e jamais compartilhar dados de acesso. A segurança do benefício começa com a atenção do próprio segurado.

Mas, para saber mais informações do INSS, clique aqui*.

Autor(a):

Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.

Sair da versão mobile