Nada de R$ 1.518: Bloqueio da aposentadoria é confirmado para idosos 60+ que não fizerem isso em 2025

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

01/02/2025 14h15

3 min de leitura

Imagem PreCarregada
Aposentados - INSS (Foto: Reprodução)

Bloqueio da aposentadoria para idosos com mais de 60 anos em 2025 está confirmado e impede pagamento de R$ 1.518 para quem não cumprir essa exigência

Idosos com 60 anos ou mais que esperam receber a aposentadoria do INSS em 2025 precisam ficar atentos a uma exigência fundamental para evitar o bloqueio do benefício.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) confirmou que quem não cumprir essa obrigação poderá ficar sem o pagamento.

O TV Foco, a partir do seu time de especialistas em previdência e das informações divulgadas pelo INSS através do seu site, detalha agora sobre suspenção do bloqueio de benefício por falta de prova de vida.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Decisão do INSS

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou a suspensão do bloqueio de benefícios por falta de prova de vida, medida que vigorará por seis meses desde o dia de 1º de janeiro de 2025.

http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg
Ele é voltado aos idosos 60+ (Reprodução: Internet)

A decisão foi publicada por meio da Portaria nº 83, assinada pelo Ministério da Previdência, e tem como objetivo evitar a interrupção dos pagamentos enquanto o órgão aperfeiçoa o cruzamento de dados.
Fonte:

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

A nova sistemática elimina a necessidade de os beneficiários se deslocarem até agências bancárias para comprovar que estão vivos, uma vez que o INSS passou a realizar a verificação de forma automática por meio de bases governamentais.

Essa mudança, implementada desde 2023, moderniza o procedimento e simplifica o acesso aos benefícios, mantendo a segurança dos pagamentos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

INSS e comunicado sobre a prova de vida - Foto Reprodução Internet
INSS e comunicado sobre a prova de vida – Foto Reprodução Internet

Sem bloqueio

O presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, afirmou com convicção que a autarquia não bloqueará ou suspenderá nenhum benefício devido à falta de comprovação de vida, uma vez que a verificação se dá pelo cruzamento de informações de diversos órgãos.

Essa postura visa garantir que a maioria dos segurados continue a receber seus benefícios sem transtornos.
Fonte:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para comprovar que o segurado está vivo, o INSS utiliza diferentes métodos que se complementam, entre os quais se destacam:

  • Acesso ao aplicativo Meu INSS com o selo ouro;
  • Realização de operações bancárias com reconhecimento biométrico, como empréstimos consignados e saques;
  • Atendimento presencial ou por telemedicina nas agências do INSS;
  • Atualização cadastral no Cadastro Único (CadÚnico).
    Essa variedade de métodos amplia as possibilidades de verificação sem impor ônus excessivo ao beneficiário.

Prova de vida

O processo de prova de vida não foi suspenso, mas sua metodologia mudou. Atualmente, o sistema automatizado permite que, de um total de 36,9 milhões de segurados elegíveis, 34,6 milhões tenham seus dados atualizados por meio do cruzamento de informações.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ainda assim, os beneficiários que não interagem com os serviços digitais podem optar por realizar o procedimento de forma manual, assegurando a inclusão de todos.

http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg
Prova de Vida tem sido feita de forma automática pelo INSS (Foto: Divulgação)

Contudo, caso não seja aprovado uma nova medida, após o prazo determinando, os bloqueios e suspensões podem voltar.

Como fazer a prova de vida do INSS?

Atualmente, o INSS realiza a prova de vida automaticamente por meio do cruzamento de dados governamentais.

Beneficiários que preferirem podem efetuar o procedimento presencialmente em agências bancárias ou do INSS, ou pelo aplicativo Meu INSS.

Caso o INSS não consiga confirmar a prova de vida automaticamente, o beneficiário será notificado para realizá-la manualmente.

CONCLUSÃO 

Por fim, a suspensão do bloqueio dos benefícios por falta de prova de vida demonstra o compromisso do INSS em modernizar seus processos. Além disso, de garantir a continuidade dos pagamentos sem prejudicar os segurados.

Contudo, a iniciativa, respaldada pelo cruzamento de dados governamentais, reflete uma postura proativa que beneficia tanto os beneficiários quanto a administração pública, promovendo segurança, eficiência e transparência.

Veja também matéria especial sobre: Reajuste e +10 presentões garantidos: Comunicado do INSS traz pacotão com 2 vitórias a aposentados hoje.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Wellington Silva é redator especializado em celebridades, reality shows e entretenimento digital. Com formação técnica em Redes de Computadores pela EEEP Marta Maria Giffoni de Sousa e atualmente cursando Análise e Desenvolvimento de Sistemas na FIAP, Wellington une sua afinidade com tecnologia à vocação pela escrita. Atuando há anos na cobertura de famosos, cantores, realities e futebol, tem passagem por portais dedicados ao universo musical e hoje integra o time de redatores do site TV Foco. Seu olhar atento à cultura pop e à vida das celebridades garante matérias dinâmicas, atualizadas e com forte apelo para o público conectado.Contato: @ueelitu

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.