Tchau, R$ 1518: Regra do INSS revela atitude que suspende o pagamento de aposentados e pensionistas

Regra do INSS expõe o que pode suspender o pagamento dos aposentados e pensionistas; Saiba quem é afetado e como evitar o bloqueio.
3 min de leitura
INSS informa o que afeta os pagamentos dos aposentados e pensionistas (Foto Reprodução/Montagem/Lennita/Tv Foco/GMN/INSS)

INSS informa o que afeta os pagamentos dos aposentados e pensionistas (Foto Reprodução/Montagem/Lennita/Tv Foco/GMN/INSS)

Regra do INSS expõe o que pode suspender o pagamento dos aposentados e pensionistas; Saiba quem é afetado e como evitar o bloqueio

Não é segredo para ninguém que o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) tem reforçado seus mecanismos de controle contra fraudes e pagamentos indevidos. Inclusive, uma regra, a qual muitas vezes passa batida, determina a suspensão automática de benefícios em uma situação bem trivial.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Isso porque, se o aposentado mantiver valores inativos, ou seja, sem movimentação, por mais de 60 dias, essa suspensão se consolida.

Sendo assim, essa norma exige atenção máxima dos segurados, especialmente daqueles que recebem por cartão magnético, sem ter uma conta bancária vinculada.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com base em informações oficiais da autarquia, trazemos abaixo mais detalhes do porquê isso acontece e o que fazer nesses casos.

Por que o INSS pode suspender o benefício?

Conforme citamos acima e de acordo com a própria autarquia, a suspensão é aplicada quando o beneficiário não realiza o saque ou qualquer movimentação do valor por um período superior a 60 dias após a liberação.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nesses casos, o banco identifica a conta como inativa, devolve o dinheiro à Previdência e o sistema interrompe os pagamentos futuros.

O objetivo principal desta regra é a prevenção de fraudes, impedindo que terceiros continuem acessando indevidamente o dinheiro de aposentados e pensionistas que, por algum motivo (como falecimento ou incapacidade), deixaram de movimentar a conta.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

MAS ATENÇÃO! Este procedimento não se aplica a quem recebe o benefício diretamente em conta-corrente ou poupança, em que o valor é movimentado automaticamente.

Como reverter o bloqueio e recuperar valores?

Se o benefício foi suspenso, o segurado pode solicitar a reativação imediata pelos canais oficiais do INSS:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Durante o processo, o segurado precisa confirmar seus dados pessoais e atualizar informações cadastrais.

Após a regularização, você reativa o pagamento e, consequentemente, recupera os valores retroativos (não sacados). No entanto, você só garante essa recuperação se o INSS não tiver cancelado o benefício definitivamente.

No entanto, caso o beneficiário esteja impossibilitado de comparecer ao banco, ele pode nomear um procurador com poderes legais para realizar o saque e resolver as pendências junto ao INSS.

Como evitar a suspensão de pagamentos do INSS?

O INSS orienta os aposentados a manter uma movimentação regular dos benefícios, mesmo que seja com pequenos saques, transferências ou consultas de saldo.

Além disso, é fundamental manter os dados atualizados no Meu INSS, incluindo endereço, telefone e dados bancários.

MAS ATENÇÃO! A autarquia reforça que não envia mensagens, links ou e-mails solicitando informações pessoais, e que qualquer contato fora dos canais oficiais pode indicar tentativa de golpe.

Que dia cai o pagamento do INSS de novembro?

Para quem recebe até um salário mínimo (R$ 1.518):

Para quem recebe acima de um salário mínimo:

Mas, para saber mais informações sobre o INSS e seus pagamentos, clique aqui*.

Autor(a):

Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.

Sair da versão mobile