Regra do INSS em vigor revela aposentados liberados a garantir acréscimo de 25% em 2025

O INSS trouxe um comunicado expondo a regra que garante que os aposentados tenham acesso a um acréscimo de 25% no valor do auxílio

20/11/2025 20h28

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
O INSS confirma como ter direito a aumento de 25% (Foto: Divulgação)

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) confirmou quem está apto para receber acréscimo de 25% no valor que já recebe da aposentadoria

O INSS garante um acréscimo de 25% na aposentadoria desse grupo de pessoas que recebem benefício. O extra é para a pessoa aposentada e que depende de outra(s) pessoa(s) para realizar atividades da vida diária.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sabe a rotina padrão de tomar banho, se alimentar ou até mesmo se locomover? Muitos brasileiros não tem autonomia e dependem de outras para conseguir ter uma rotina minimamente normal.

Dessa maneira, o Governo Federal entendem que esses aposentados precisam de um acréscimo. E no seu canal oficial, eles destacaram quem está apto a receber e como fazer esse pedido.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Quem tem direito a esse acréscimo do INSS?

Primeiramente, vamos elencar quais doenças te colocam na lista de selecionados para receber esse acréscimo no salário que já recebe de aposentadoria:

  1. Cegueira total;
  2. Perda de nove ou mais dedos das mãos;
  3. Paralisia dos dois braços ou pernas;
  4. Perda das pernas, quando a prótese for impossível;
  5. Perda de uma das mãos e de dois pés, ainda que a prótese seja possível;
  6. Perda de um braço e uma perna, quando a prótese for impossível;
  7. Alteração das faculdades mentais com grave perturbação da vida orgânica e social, ou seja, dificuldade em organizar o pensamento, o raciocínio e a tomada de decisões para fazer as atividades de vida diária e sociais sozinho;
  8. Doença que deixe a pessoa acamada;
  9. Incapacidade permanente para as atividades da vida diária.

Além disso, é importante ressaltar que será necessário a pessoa interessada no acréscimo passar por uma perícia médica do INSS. Se comprovada que tem doença, ela passa a ser elegível para o benefício.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Bom, caso você já se enquadre nessas doenças citadas e ainda assim, não tem o acréscimo no benefício, o próximo passo é saber como irá solicitar.

Como solicitar o benefícios?

A boa notícia é que esse procedimento é realizado totalmente pela internet. Sendo assim, não será necessário ir ao INSS. Mas, claro, no período da análise, você poderá ser chamado para perícia médica e avaliação social.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Solicite o serviço:

  • Entre no Meu INSS
  • Informe seu CPF e senha
  • Siga para Do que você precisa?
  • Digite: Acréscimo de 25%
  • Escolha o serviço
  • Avance conforme as orientações

Após realizar a solicitação, é só esperar a data da consulta. Para saber detalhes do processo, siga o passo a passo abaixo:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

  • Entre no Meu INSS
  • Informe seu CPF e senha
  • Siga no botão Consultar Pedidos
  • Encontre o seu pedido na lista
  • Detalhe para mais dados

ALÉM DISSO, VEJA TAMBÉM ESSA NOTÍCIA SOBRE O INSS

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Larisse Oliveira é graduada em Engenharia Ambiental pelo Instituto Federal do Ceará e atua como redatora especializada em celebridades e televisão desde 2019. Com ampla experiência na cobertura de programas de TV, reality shows e redes sociais de personalidades públicas, Larisse publica matérias com foco em entretenimento e cultura pop. No site TV Foco, é responsável por atualizar os leitores sobre os principais acontecimentos do fim de semana no universo televisivo. Contato: larisse.oliveira@otvfoco.com.br Email: larisse.oliveira@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.