INSS ciente: 3 passos para CLTs garantirem 2 aposentadorias ao mesmo tempo em 2025

Trabalhadores CLTs estão em festa com a possibilidade de adquirir 2 aposentadorias ao mesmo tempo, neste ano de 2025
A aposentadoria do INSS é um sonho de milhões de brasileiros, principalmente os que já estão desfrutando da fase da vida conhecida como terceira idade. Afinal quem não deseja ter a garantia de um benefício na conta de forma mensal?
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
E por falar nisso, os trabalhadores CLTs podem garantir nada menos que 2 aposentadoria ao mesmo tempo em 2025. Ademais, para esclarecer o assunto, o time de especialistas do TV FOCO, a partir de informações do portal MEU TUDO, traz à tona maiores detalhes.
Duas aposentadorias de uma vez
Atualmente, é comum as pessoas trabalharem ao mesmo tempo, em empresas ou modelos de trabalho diferentes, como é o caso de servidores públicos que também trabalham como CLT. Nesses casos, vale dizer, a pessoa pode acabar contribuindo para a previdência duas vezes, gerando dúvidas sobre como ficará a aposentadoria mais tarde.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Diante disso, surge a dúvida sobre a possibilidade de duas aposentadoria de uma vez só. A resposta para essa pergunta é que sim, existe a possibilidade de acumular dois benefícios em regimes diferentes, sendo uma prática bem comum.
Aliás, professores que trabalham em escolas públicas e particulares ao mesmo tempo, contribuem para a Previdência Social pelo INSS e para o Regime Próprio de Previdência Social (RPPS), podendo acumular as duas aposentadorias de professor.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Vale mencionar que, a legislação brasileira possibilita esse acúmulo, pelo fato dos regimes de previdência possuírem características e fontes de financiamento distintos. No exemplo dos professores, o INSS é o regime de Previdência Social comum que todos contribuem.
Por sua vez, o RPPS é um regime próprio dos servidores públicos. Pelo fato de serem regimes diferentes, os mesmos podem ser acumulados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Afinal, quando é possível acumular aposentadorias?
A junção de duas aposentadorias é possível apenas se tratando de regimes previdenciários diferentes, como:
- INSS e RPPS: trabalhador pode receber uma aposentadoria pelo INSS e outra pelo RPPS (de servidores públicos), caso tenha contribuído para ambos;
- INSS e Previdência Privada; RPPS e Previdência Privada; INSS e Previdência Estrangeira.
Apenas pela autarquia do Governo Federal não é possível acumular duas aposentadorias, já que o acúmulo só é viável se forem de regimes diferentes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Afinal, como solicitar duas aposentadorias?
Em suma, o pedido de duas aposentadorias em regimes diferentes ocorre nos canais oficiais de cada regime. Logo, por mais que o contribuinte possa ter dois benefícios, o pedido dos mesmos não ocorre no mesmo lugar.
Assim, caso uma das aposentadorias seja pelo INSS, o contribuinte deverá seguir os 3 passos a seguir:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Acessar o portal do Meu INSS;
- Encontrar a opção de solicitar;
- Preencher o requerimento com dados pessoais e documentos.

Considerações finais
- Em suma, trabalhadores CLT podem acumular duas aposentadorias em 2025, desde que em regimes previdenciários distintos;
- Servidores públicos que também trabalham como CLT, por exemplo, contribuem para o INSS e RPPS simultaneamente;
- Professores que atuam em escolas públicas e particulares podem receber aposentadoria do INSS e do RPPS;
- Acúmulo é permitido porque INSS e RPPS têm fontes de financiamento e regras diferentes;
- Todavia, não é possível acumular dois benefícios do mesmo regime, como no INSS.
Veja mais notícias sobre o INSS CLICANDO AQUI.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Kelves Araújo
Eu sou Kelves Araújo, graduando em Engenharia de Produção Civil pelo IFCE. Apaixonado pelos bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos e escrever a respeito. Atuo na área desde o ano de 2019, e exerço meu trabalho com muito entusiasmo por gostar do que faço. Minhas redes sociais são: e-mail: kelvis.oliveira@otvfoco.com.br