Para a surpresa do público que recebe benefício dessa lista, esses são os motivos que ocasionam corte no auxílio do INSS que precisam de atenção
Quando você ganha um benefício do INSS, é importante alguns passos para se manter ganhando. Por exemplo, aposentados fazem prova de vida, outros beneficiários, perícias e assim vai.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A iniciativa do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) é para garantir que não está pagando um benefício sem a pessoa realmente precisar. Então, sempre há listas de motivos que podem ocasionar o corte.
E o time de especialistas em previdência do TV Foco, a partir de informações Molina Advogacia, esclarece os motivos que você precisa se atentar para não perder o auxílio-doença.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
ATENÇÃO SEGURADOS DO INSS
- O benefício é para quem se acidentou e não pode trabalhar;
- Há casos que o trabalhador já melhorou e ainda recebe;
- Outros que ele evolui de temporário para sempre;
- Há 7 casos que ocasionam bloqueio.
BENEFÍCIO POR INCAPACIDADE TEMPORÁRIA
Hoje chamado de benefício por incapacidade temporária, é para trabalhadores que se machucaram e não conseguem trabalhar. Dependendo do acidente, ele ganha uma aposentadoria vitalícia.
Então, se você recebe ou deve receber, é importante entender o que pode ocasionar no bloqueio do benefício. Há 7 motivos para isso ocorrer.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● O que o trabalhador precisa para ter direito a aposentadoria especial? INSS emite comunicado hoje (24)
● INSS libera pagamento de mais de R$ 1 mil hoje (24) a milhares de aposentados e +4 saques em setembro
● Informe sobre aposentadoria chega com isenção para CLTs que ficaram sem pagar o INSS por um tempo
O QUE CAUSA O BLOQUEIO?
Pente-fino: É uma iniciativa do governo voltado para a redução de gastos públicos. Então ele pode te chamar para uma perícia e se comprado que não precisa, você pode perder o benefício.
Documentação insuficiente: Se caiu no pente-fino e não teve a documentação necessária para garantir a volta do benefício, você dará adeus ao auxílio.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Laudo médico com falta de informações: O laudo que você teve acesso precisa ter uma lista básica de informações, então, se isso faltar, o INSS também bloqueia o benefício.
Alta programada sem pedido de renovação: O benefício tem início e fim, e se precisa de mais tempo, faça isso nos 15 dias antes de encerrar, ou precisará de mais 30 para solicitar o benefício.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segurado apto ao trabalho: Se o INSS entender que você já está apto para retornar o trabalho, ele não te pagará mais e você vai precisar voltar as suas funções.
Faltar a perícia: Te convocaram e você não apareceu? É corte na certa. E, além disso, você ainda precisará de mais 30 dias para solicitar um novo agendamento para passar pelo médico.
Prisão do segurado: Foi preso enquanto recebia auxílio-doença? Saiba terá benefício SUSPENSO pelo prazo de 60 dias, contados da data do recolhimento à prisão, cessado o benefício após o fim do prazo.
CONCLUSÕES FINAIS
Quem recebe auxílio-doença do INSS precisa de atenção a essas 7 situações que podem ocasionar bloqueio do benefício. Dessa maneira, é de extrema importância que os beneficiários fiquem atentos as possibilidades de cortes.
O QUE PRECISA PARA RECEBER AUXÍLIO-DOENÇA?
Apresentar laudos médicos reais que comprovem a sua necessidade de receber o benefício. O INSS avaliará e se comprovado, você ganha a oportunidade de ser beneficiário.