Aposentados devem ficar atentos, pois não existe pagamento do 14º salário do INSS
Nesta terça-feira, 14, uma das perguntas mais frequentes entre aposentados e pensionistas voltou a ganhar força: o INSS vai pagar um 14º salário?. A resposta é não. O tema voltou à tona após o Jornal Extra, da Globo, repercutir a questão nesta segunda-feira, 03.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De tempos em tempos, circulam nas redes sociais mensagens afirmando que o INSS vai liberar um 14º salário para aposentados e pensionistas. No entanto, essa informação é falsa.
Primeiramente, a dúvida surge devido ao Projeto de Lei nº 4.367/2020, criado durante a pandemia da Covid-19.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O texto tinha como objetivo oferecer um auxílio financeiro extra aos beneficiários do INSS, em razão dos impactos econômicos causados pela crise sanitária.
Desse modo, a proposta previa o pagamento de um abono adicional, chamado 14º salário – nos anos de 2020 e 2021.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No entanto, o projeto de lei parou de tramitar em 2022 e nunca chegou a ser aprovado pelo Congresso Nacional.
Desde então, não há qualquer movimentação para que a medida avance. Mesmo assim, boatos falsos continuam sendo compartilhado nas redes sociais, gerando expectativas entre aposentados e pensionistas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O próprio INSS ressaltou inúmeras vezes que não haverá o pagamento do 14º salário.
Por exemplo, em nota enviada ao Jornal O Globo, o INSS reforçou “não existe 14º salário e não cabe ao INSS liberar ou criar esse tipo de bonificação extraordinária”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, o portal oficial do INSS também chegou a publicar, no dia 01 de abril de 2025, um alerta sobre o tema.
“Não existe 14º salário para aposentados e pensionistas do INSS. Qualquer mudança sobre o assunto depende de aprovação no Congresso Nacional, o que ainda não ocorreu. Então, se alguém te contar essa história, já sabe que é mentira”, diz a publicação.
Outras dúvidas sobre o INSS
Por fim, outra confusão comum entre aposentados diz respeito ao 13º salário.
Há alguns anos, o INSS passou a antecipar o pagamento do benefício, que antes era feito apenas no fim do ano.
Em 2025, por exemplo, a primeira parcela foi paga entre 24 de abril e 8 de maio, enquanto a segunda ocorreu entre 26 de maio e 6 de junho.
Ou seja, o pagamento do 13º salário aconteceu para maior parte dos aposentados e pensionistas, exceto para a beneficiários que começaram a receber seus benefícios a partir de junho de 2025.
Isso porque, o Governo Federal autorizou o repasse do abono a partir de novembro, em parcela única para beneficiários que começaram a receber seus benefícios a partir de junho de 2025.
Desse modo, os depósitos seguirão o calendário habitual de pagamento da Previdência, de acordo com o número final do benefício. As datas ocorrem entre 21 de novembro a 05 de dezembro.
