1 tonelada de carne podre: Globo confirma interdição da ANVISA contra mercado tão popular quanto o Oxxo

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

20/09/2024 10h20

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
Logo da Globo, Anvisa e carne imprópria para consumo (Fotos: Reproduções / GloboPlay / Ascom/PMP)

A Vigilância Sanitária tem como objetivos verificar e promover a adesão às normas da Anvisa, avaliar as condições de funcionamento e identificar os riscos e os danos à saúde dos consumidores e até trabalhadores.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Anvisa, assim como a Vigilância Sanitária, são fundamentais para manter à saúde do consumidor intacta com a fiscalização de produtos e estabelecimentos.

De vez em quando, os órgãos precisam tomar medidas devido a irregularidades dos estabelecimentos ou de produtos. Como foi o caso do dia 24 de abril de 2024.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em abril deste ano, o Jornal da Globo, mais conhecido como G1, confirmou uma nova interditação da Vigilância Sanitária contra um mercado, tão popular quanto o Oxxo. Nesta sexta-feira, 20, iremos relembrar o assunto.

De acordo com informações da Globo, mais de 1,3 tonelada de carne foi apreendida em um hipermercado de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, devido aos produtos considerados impróprios para o consumo.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

A apreensão de mais de 1,3 tonelada de carne foi realizada após a interditação do açougue do hipermercado. Os alimentos foram doados para o zoológico do 72º Batalhão de Infantaria da Caatinga.

A fiscalização ocorreu após denúncia do Ministério do Trabalho. Durante a ação, a equipe da Vigilância Sanitária encontrou um ambiente em situação de insalubridade, sem condições dignas de trabalho e produtos irregulares das medidas da Anvisa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No local, os agentes encontraram algumas irregularidades. Veja quais:

  • Ambiente sujo;
  • Esquipamentos com ferrugem;
  • Parasitas e insetos na área de corte e preparação de carnes;
  • Outras irregularidades.

PRONUNCIAMENTO DA EMPRESA

A matéria do Jornal da Globo não revelou o nome do estabelecimento que foi atuado pela Vigilância Sanitária. Desse modo, não há como saber se houve posicionamento do mesmo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Porém, o espaço permanece em aberto para que a empresa possa expor sua versão dos fatos.

SITUAÇÃO ATUAL

Por fim, o estabelecimento passou a cumprir as exigências sanitárias, fato que fez com que a Vigilância Sanitária autorizasse a reabertura do açougue do hipermercado no dia 23 de julho de 2024.

De acordo com a Vigilância Sanitária, os ambientes interditados só são liberados quando os empreendedores realizarem as devidas regularizações dos ambientes para que eles se enquadrem dentro das normas sanitárias apresentadas pela fiscalização.

COMO SABER SE O PRODUTO TEM REGISTRO DA ANVISA?

Como havíamos mencionado, a Anvisa possuí papel fundamental para garantir à saúde dos consumidores. Mas, poucos sabem como descobrir se um produto está de fato regularizado.

Para isso, basta acessar o Sistema de Consultas do órgão. As informações do Portal de Consultas são disponibilizadas diretamente pela Anvisa, o que garante a autenticidade da informação.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Formação pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo, é colunista do portal TV Foco desde 2020, com foco em beleza, televisão e celebridades. Com apuração jornalística rigorosa, tem como compromisso informar o público com credibilidade e precisão. Apaixonada por moda e pelo universo das celebridades, acompanha de perto as principais tendências e acontecimentos. Antes disso, atuou como assessora de imprensa e redatora.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.