Mofo, ratos e medicamentos fatais: A interdição urgente da ANVISA contra restaurantes e 7 farmácias de uma vez

Agência Nacional de Vigilância Sanitária faz fiscalização e bloqueia estabelecimentos por problemas de higiene
A Vigilância Sanitária é o órgão responsável por fiscalizar, bloquear e intervir nos produtos ruins antes dele chegar no consumidor, mas, quem determina as leis e organiza as regulamentações é a ANVISA.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dito isso, a Anvisa foi em busca de conseguir interditar alguns estabelecimentos que estavam com mofo, pelo de ratos e medicamentos fatais.
Hoje nós vamos abordar sobre esses estabelecimentos que a Anvisa tratou de impedir que vendesse esses produtos proibidos para o consumo do público.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
QUAIS ESTABELECIMENTOS A ANVISA INTERDITOU?
Segundo informações do G1, em outubro do ano passado, uma pastelaria no Graciliano Ramos, em Maceió, foi autuada durante fiscalização da Vigilância Sanitária por falta de higiene e por venda de alimentos estragados e fora do prazo de validade.
A fiscalização flagrou os produtos sendo armazenados em uma geladeira completamente suja. O local apresentava muita sujeira e alguns alimentos estavam mofados.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
E os ratos?
De acordo com informações da Prefeitura de Maceió, a Anvisa interditou mais uma lanchonete que apresentava precárias condições de higiene na oferta de alimentos à população.
Ao fiscalizar o estabelecimento, localizado no Graciliano Ramos, as equipes da Visa Maceió encontraram um ambiente insalubre, com a presença de ratos e baratas e alimentos com o prazo de validade expirado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“O estabelecimento estava em total desacordo com a legislação sanitária em vários aspectos. Como se não bastasse a quantidade de produtos estragados encontrados, havia a circulação de animais (cachorro e pássaro) na área de manipulação de alimentos e um recipiente com veneno para roedores exposto também próximo a eles. Um verdadeiro desrespeito com o consumidor”, ressalta o chefe especial da Visa Maceió, Airton Santos.
O estabelecimento possuía ainda equipamentos e utensílios fora dos padrões sanitários, apresentava mofo nas paredes e teto, e refrigeração e armazenamento inadequados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A lanchonete foi autuada e deverá responder a processo administrativo, cuja penalidade inclui multa no valor de R$ 180,00 a R$ 38 mil.

O álcool líquido voltou a ter a sua proibição de venda decretada pela Anvisa (Reprodução: Internet)

Álcool em Gel (Foto: Reprodução / Getty Images)

Álcool 70% foi barrado pela ANVISA (Reprodução: Internet)
Quais farmácias foram fechadas?
De acordo com informações do portal R7, fiscalização da Vigilância Sanitária interditou uma farmácia de manipulação em São Caetano do Sul, na Grande São Paulo, onde foi encontrado cerca de 1 milhão de frascos e ampolas estéreis com “diversas associações medicamentosas”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em nota, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) afirma que essa ação faz parte de uma intensificação das inspeções nesse tipo de estabelecimento em todo o país, que incluíram até o momento, além de São Paulo, os estados da Bahia e Santa Catarina, de dez locais visitados, sete foram fechados.
Dentre os produtos vendidos irregularmente, estavam “emagrecedores, hormônios esteroides, redutores de medidas corpóreas e preenchedores estéticos“, diz o órgão.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Bruno Zanchetta
Sou Bruno Zanchetta, jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo. Há mais de 4 anos com experiência em redação jornalística, análise e métricas de SEO. Especialista TV Foco em matérias automotivas e esportivas, mas, escrevo um pouco de tudo. Triatleta e torcedor do São Bernardo Futebol Clube! Bruno Zanchetta no linkedin e meu e-mail profissional é: bruno.zanchetta@otvfoco.com.br