Internet gratuita até com celular sem sinal no Brasil? Rival bilionária da Vivo libera serviço histórico

Internet direto do espaço? Operadora rival da Vivo traz tecnologia revolucionária que permite uso de internet mesmo sem sinal
Imagine ficar sem sinal da sua operadora e, ainda assim, continuar com internet no celular para usar como bem entender, parece coisa de filme futurista, não é mesmo? Mas, por incrível que pareça, é essa a ideia que a SpaceX, de Elon Musk, está prometendo promover com a tecnologia Direct to Cell da rede Starlink, a qual podemos chamar de rival bilionária da Vivo.
Em suma, o sistema conecta smartphones diretamente a satélites em órbita baixa, sem depender de torres de sinal terrestres. Essa abordagem garante comunicação mesmo em regiões completamente isoladas.
De acordo com a e-Investidor, do Estadão, em países onde já opera oficialmente, como Estados Unidos e Nova Zelândia, o recurso entrou em funcionamento por meio de parceria com a operadora americana T-Mobile.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Desde o lançamento, ele permite:
- Enviar e receber mensagens de texto;
- Compartilhar localização;
- Acionar serviços de emergência em tempo real.
Inclusive, a SpaceX afirma que, nas próximas fases, incluirá chamadas de voz e acesso completo à internet.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Aparelhos compatíveis:
Quando falamos em aparelhos, o funcionamento também é simples para o usuário final:
- Quando o celular perde o sinal da operadora, ele se conecta automaticamente à rede satelital, que aparece na tela como “T-Mobile SpaceX”.
- Porém, isso só acontece em aparelhos compatíveis, atualmente entre os mais recentes modelos da Samsung, Apple, Motorola e Google.
- Mas, para que a conexão ocorra, o dispositivo precisa estar atualizado com a versão mais recente do sistema operacional e ter habilitada a opção de “conexão automática com redes emergenciais”.
Essa configuração fica em menus como “Conexões” ou “Redes móveis”.
A tecnologia opera com satélites desenvolvidos especificamente para transmitir diretamente para celulares.
Eles funcionam como “torres no espaço”, cobrindo áreas onde a rede móvel convencional não chega.
O que forma uma vantagem evidente para viajantes, trabalhadores rurais e equipes de resgate que precisam se comunicar em locais afastados.
A tecnologia Starlink irá chegar ao Brasil ou não?
Nos países citados logo no início desse texto, os clientes elegíveis de planos móveis com suporte ao Direct to Cell utilizam a tecnologia sem custos adicionais, algo que motivou rumores de que a internet via satélite seria “gratuita” em qualquer lugar.
No entanto, apesar de ser um sonho, essa informação ainda não procede em solo brasileiro.
Isso porque aqui o cenário é diferente… apesar de boatos e manchetes que sugeriram a liberação imediata, a tecnologia ainda não está disponível em solo nacional.
Mesmo porque a T-Mobile não atua por aqui e a Starlink não firmou, até agora, parcerias com operadoras brasileiras.
Sem esses acordos e sem aprovação da ANATEL, o recurso não pode funcionar comercialmente no país.
E mais, quando chegar, provavelmente ainda não será gratuito, uma vez que seguirá o modelo de outros mercados, integrando-se a planos móveis pagos das operadoras parceiras.
No entanto, neste interim, a SpaceX segue expandindo o Direct to Cell para mais países, com a promessa de levar conectividade básica a qualquer lugar do planeta, do centro de grandes cidades a áreas onde nunca houve sinal.
Para brasileiros, a tecnologia permanece como uma expectativa de futuro próximo, dependente de negociações comerciais e aval regulatório.
Mas, para saber mais sobre outras operadoras e tecnologias lançadas, clique aqui*.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Lennita Lee
Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.