Intervenção do Banco Central e falência: O fim de banco nº1 no Brasil após crise e choro de correntistas

Correntistas ficaram sem chão: O fim de banco n°1 no Brasil em meio a crise e intervenção do Banco Central; saiba tudo.

03/05/2025 14h00

3 min de leitura

Imagem PreCarregada
A intervenção do Banco Central e fim de banco querido no Brasil (Foto: Internet)

Após 30 anos no mercado de crédito, banco tradicional teve seu fim decretado após intervenção do Banco Central; confira os bastidores

O fim de instituições financeiras tradicionais sempre causam impacto, especialmente quando envolve o fechamento de um banco com décadas de atuação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nesse cenário, uma instituição que já foi referência no crédito pessoal e direto ao consumidor no Brasil, enfrentou uma série de crises que culminaram em sua falência.

Por isso, o TV Foco reuniu as informações acerca dos bastidores desse desfecho que marcou milhares de brasileiros, segundo apurado no portal Wikipédia; confira!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Intervenção do BC e falência: Fim de banco famoso nº1 do Brasil (Foto: Reprodução/ Internet)
Intervenção do BC e falência: Fim de banco famoso nº1 do Brasil (Foto: Reprodução/ Internet)

Ascensão e queda do Banco Morada

Fundado em 1967 como Morada Associação de Poupança e Empréstimo, o Banco Morada iniciou suas atividades focado em financiamentos habitacionais, atuando principalmente no Rio de Janeiro.

Com o tempo, evoluiu para uma companhia de crédito imobiliário, financiando mais de 25 mil imóveis durante o auge do Sistema Financeiro de Habitação.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Nos anos 90 e 2000, a instituição concentrou-se no crédito ao consumo, destacando-se em operações como administração de cartões, financiamento de automóveis e empréstimos empresariais.

Desfecho e choro dos correntistas

http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg
Banco Morada (Foto: Internet)

Apesar de seu histórico de destaque, o Banco Morada enfrentou dificuldades nos anos seguintes. Mais especificamente, em 28 de abril de 2011, o Banco Central do Brasil decretou intervenção na instituição.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A ação ocorreu devido ao comprometimento patrimonial, descumprimento de normas regulatórias e ausência de um plano viável para sua recuperação financeira. ​

Por fim, a situação insustentável culminou na liquidação extrajudicial em 25 de outubro de 2011, seguida pela decretação da falência em 13 de março de 2015.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Fachada de agência do Bradesco
Fachada de agência do Bradesco (Foto: Reprodução/Google)

O Bradesco comprou o banco Morada?

O Bradesco adquiriu a rede e a carteira de clientes do Banco Morada em abril de 2005, anos antes de sua falência, segundo o Wikipédia.

A operação, avaliada em R$ 80 milhões, visou fortalecer a atuação do Bradesco no segmento de crédito pessoal e crédito direto ao consumidor (CDC), além de expandir sua presença no mercado carioca.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com essa aquisição, segundo o Wikipédia, o Bradesco incorporou cerca de 1,1 milhão de clientes e 33 lojas do Banco Morada, ampliando significativamente sua base de clientes e pontos de atendimento.

Considerações Finais

  • A trajetória do Banco Morada, desde sua fundação até a falência, destaca a importância da supervisão bancária e da gestão responsável.
  • A intervenção do Banco Central e a subsequente falência da instituição evidenciam os riscos associados à falta de transparência e controle interno.
  • Até hoje, o caso serve como alerta para outras instituições financeiras sobre a necessidade de manter práticas sólidas de governança e conformidade regulatória.

Acima de tudo, história do Banco Morada reforça que, mesmo instituições com longa trajetória e relevância no mercado, não estão imunes às consequências de má gestão e descumprimento de normas.

Além disso, veja a matéria especial sobre: “Bradesco, Itaú e +: Banco Central confirma 5 isenções em contas”.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Me chamo Ionara Santana. Sou estudante de Engenharia da Computação pela Universidade Federal do Ceará - UFC, Body Piercer e encontrei o amor e a vocação pela redação através do TV FOCO, integrando a equipe desde 2018. Gosto de escrever matérias sobre os mais diversos assuntos da televisão e do mundo das celebridades, principalmente quando se trata de Realities e Novelas. Minha meta é trazer notícias rápidas e objetivas. Minhas redes sociais são: Email: Ionara.santana@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.